Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 29 de julho de 2012

Judoca quebrou a medalha no banho

            O medalista de bronze Felipe Kitadai não tirava a medalha do peito nem para tomar banho. E foi assim que o judoca brasileiro quebrou a medalha. Ele estava segurando o objeto com os dentes, mas a medalha caiu e um feixe que serve para passar a corda que segura a medalha acabou quebrando.


           Mas Kitadai não deve ficar com a medalha quebrada. A delegação brasileira já está solicitando outra aos organizadores. É possível que isso seja conseguido. Kitadai até chorou com o acidente.

As emoções de amanhã em Londres

       Amanhã nem é  preciso acordar cedo, pois nas modalidades coletivas o Brasil não joga pela manhã. Mas às 12h45m, nossa Seleção de vôlei feminino estará enfrentando os Estados Unidos. Praticamente no mesmo horário, nosso basquete feminino pega as russas. E às 15h30m teremos Brasil x Montenegro pelo torneio de handebol feminino.
      Mas muitos atletas brasileiros estarão competindo ao longo de todo o dia. Teremos competições de badminton, boxe, natação, judô, tioro, vela e vôlei de praia.

Cianorte segue firme. Arapongas se complica

      Os dois norte-paranaenses que disputam a Série D Nacional jogaram agora à tarde. O Cianorte ganhou em casa, do Cerâmica-RS, por 2 a 1 e manteve a liderança do Grupo A7, agora com 13 pontos e bem perto da conquista da vaga.
       Diego Dedoné fez os dois gols paranaenses, com Marcão descontando para os gaúchos. No próximo domingo, o Cianorte vai a Santa Catarina para enfrentar o Concordia.


****** Já o Arapongas foi mal na rodada de hoje. Jogando no Estádio do SESI, em Blumenau, os araponguenses perderam a invencibilidade na Série D, levando 2 a 1 do Metropolitano, que agora é o lider do Grupo A8, com 9 pontos. O Arapongão caiu para terceiro lugar, porque foi ultrapassado também pelo Brasil de Pelotas, que hoje ganhou do Mirassol, por 2 a 1, chegando a 8 pontos. O Alviverde paranaense tem 6, o Juventude 5 e o Mirassol 3.
          Bruno Rangel abriu o placar para o Metropolitano e Rafhael Lucas empatou para o Arapongas. Mas a 10 minutos do final, Rafael Costa definiu o jogo. 1.513 torcedores viram a partida.
          Agora, o nosso Arapongão vai jogar em casa com o Juventude e precisa ganhar para continuar com chances de classificação.  

Bellucci perdeu, mas jogou muito

      Foi a mais curta possível a participação do tenista brasileiro Thomaz Bellucci nas Olimpíadas de Londres. Ele foi eliminado logo no primeiro jogo, pelo francês Jo-Wilfried Tsonga, número seis do ranking de entradas da ATP. Mas Bellucci jogou um tenis de ótima qualidade. Ganhou o primeiro set e teve chances nos outros dois, mas teve que se curvar diante da superioridade técnica do adversário.


       Tsonga venceu por 2 a 1, com parciais de 6/7 (5-7), 6/4 e 6/3. O curioso é que nos confrontos com os tenistas top do circuito mundial, Bellucci tem perdido de virada. Foi assim, por exemplo, contra Roger Federer, em Indian Wells, e contra o italiano Filippo Volandri, na semifinal do Brasilo Open. É um tabu que o brasileiro precisa quebrar o mais rápido possível.

Pelo jeito, vai faltar dinheiro pra subir

         O Paraná Clube está fazendo uma boa campanha  na Série B Nacional e aproxima-se do G4. Ontem, o Tricolor ganhou do Ceará, por 1 a 0, na Vila Capanema, e chegou à sexta vitória na competição. Está a apenas quatro pontos dos quatro melhores.
         Mas vem a público a informação de que os salários estão atrasados e que alguns jogadores começam a reclamar. O técnico Ricardinho está segurando as pontas, mas até quando ?  Todos sabem que quando falta dinheiro fica muito difícil levar uma equipe a uma campanha realmente positiva.
        O Paraná está quatro pontos a frente do Atlético e até agora é nosso melhor representante na Segunda Divisão Nacional. Se temos chance de voltar a colocar mais um time na Elite Nacional, temos que lutar por isto.
    

Hoje, não ganharemos medalhas

           Será que foi  só empolgação de primeiro dia ? Ontem, o Brasil ganhou três medalhas, uma de bronze, uma de prata e uma de ouro. Hoje, embora as competições ainda estejam em andamento, já não temos chance de acumular mais alguma medalhinha.
            Havia esperança de novo sucesso na natação durante este domingo. Mas  Fabiana Molina e Daniel Orzechowski foram eliminados e não vão às finais nos 100 m costas. E a maior decepção na modalidade ficou por conta da eliminação da nossa equipe que disputou o revezamento 4 x 100m livres e não conseguiu classificação para a final.
             No judô, também não deu nada hoje. Érika Miranda foi eliminada pela sul-coreana KimKyung-Ok, logo na primeira luta. Perdeu por estrangulamento. No masculino, Leandro Cunha também caiu logo na estréia e ficou sem chance até de participar da repescagem e tentar  um bronze. Ele foi derrotado pelo polonês Pawel Zagrodnik.
             Nas outras modalidades que estão sendo movimentadas hoje - ciclismo, tiro, saltos ornamentais, arco e flecha, levantamento de peso e esgrima - o Brasil não tem atletas de ponta.
             

Desta vez, Neymar foi decisivo

           Neymar estava devendo uma grande exibição na Seleção Brasileira, mas hoje ele foi decisivo na virada do Brasil sobre a Belarus, em Old Trafford, no País de Gales. O brasileiro naturalizado Bressan  fez 1 a 0 para Belarus e assustou a todos, mas Pato empatou, logo depois, cabeceando num ótimo cruizamento de Neymar e aliviando a torcida.


           A vitória de 3 a 1  veio na segunda fase. O gol de empate veio aos 20 minutos, numa falta próxima a área. A cobrança de Neymar foi perfeita, acertando o ângulo do goleiro Gutor. E o terceiro só aconteceu aos 48', numa jogada maravilhosa de Neymar, que entrou a drible na área e ajeitou de calcanhar para Oscar fechar a fatura. Um gol lindo.
            Com duas vitórias, o Brasil está matematicamente classificado, mas ainda terá que completar a tabela do grupo, enfrentando a Nova Zelândia, em Newcastle, quarta-feira, às 10h30m.
             Não gostei da mudança no comando do ataque. Pato não jogou mal, porém a Seleção perdeu a força nas jogadas aéreas que Leandro Damião sempre comanda.

Basquete volta com vitória difícil

       Depois de 16 anos ausente em Jogos Olímpicos, a Seleção Brasileira de basquete masculino estreou esta manhã em Londres, derrotando a Austrália, por 75 a 71. Mas o time mostrou nervosismo, especialmente nos minutos finais. Faltando 29 segundos, os brasileiros venciam por apenas dois pontos. O alívio veio nos últimos 5 segundos,  quando Marcelinho Huertas, melhor do Brasil no jogo, converteu dois lances livres e garantiu a vitória.


        O próximo jogo do time dirigido pelo argentino Ruben Magnano será na terça-feira, às 12h45m, contra a Seleção do Reino Unido, que terá a força da torcida.

Sem Zé Roberto e Elano, Grêmio não é nada

          Foi só Zé Roberto e Elano apresentarem problemas e sairem no meio do jogo, para o Grêmio perder a sua invencibilidade de quatro jogos no Brasileirão. Os dois foram substituidos e o time caiu verticalmente, perdendo para o Coritiba por 2 a 1, ontem no Couto Pereira.  Melhor para o Coxa, que estava precisando de uma nova vitória para se afastar da zona de rebaixamento.
        O lateral Airton (ex-Londrina), está cada vez jogando melhor. Ele marcou o primeiro gol do Coritiba. Andre Lima empatou para o Grêmio, mas no ultimo minuto Leonardo deu a vitória aos coxas.



****** O Inter também não viveu uma tarde boa. Diego Forlan teve uma estréia apenas discreta e o time perdeu D'Alessandro, com nova contusão muscular que poderá afastá-lo por quatro semanas. Para completar, o Colorado não conseguiu vencer em casa, só empatando com o Vasco, num jogo sem gols.



****** Fechando a rodada de sábado, no Rio, o Botafogo ganhou por 1 a 0 do Figueirense, que fica em último lugar na Série A.  O Fogão respira aliviado, pois não vencia há quatro jogos. E Seedorf  (foto)finalmente jogou bem. Sem Loco Abreu, o Figueira completou 12 jogos sem vitória. Andrezinho, que é o melhor jogador do time botafoguense, marcou o gol da vitória.

Lewis confirma pole e vence GP da Hungria

     O final-de-semana da Fórmula 1 foi todo do inglês Lewis Hamilton, que confirmou a pole-position obtida ontem e ganhou esta manhã o GP da Hungria. Foi a sua segunda vitória na temporada, e ele agora está em quarto lugar, 47 pontos atrás do lider do campeonato, Fernando Alonso.


     Tivemos hoje um podium sem a presença da Red Bull e dos famosos Vettel, Alonso, Buttron e Mark Webber.  O segundo colocado foi Kimi Raikkonen (Lotus) e em terceiro chegou Romain Grosjean (também da Lotus).
       O lider Alonso só chegou em quinto. Já os brasileiros Bruno Senna e Felipe Massa foram respectivamente 7º e 9 º colocados no Circuito de Hungaroring.