Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Quadro de Medalhas

Até a meia-noite (hora de Brasília), o Quadro de Medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara continuava com os Estados Unidos na liderança, com16 de ouro, 15 de prata e 11 de bronze, num total de 42 medalhas.
O Brasil permanecia em segundo, com 8 de ouro, 5 de prata e 6 de bronze, totalizando 19 medalhas.
E o México começa a encostar. Os donos da casa estão com 6 de ouro, 5 de prata e 8 de bronze. Também totalizando 19 medalhas.

                                  VEM MAIS POR AÍ
Na próxima uma hora de disputas, a posição do Brasil no Quadro de Medalhas poderá crescer significativamente, com os resultados da natação. Os brasileiros têm muitas chances na modalidade.

Futebol feminino começa amanhã

       Amanhã tem Brasil x Argentina, às 20 horas de Brasília, no Omnilife, em Guadalajara. É a largada do futebol feminino dos Jogos Pan-Americanos. As argentinas prometem endurecer o jogo para as brasileiras, que chegaram ao México como favoritas.
O segundo jogo será na quinta-feira, contra Costa Rica, e o Brasil fecha as disputas da chave no sábado, enfrentando o Canadá.

    ***     No volei feminino, o Brasil já está nas semifinais, depois da vitória de hoje sobre Cuba, por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 21/25, 25/22 e 25/18. As brasileiras já haviam derrotado a República Dominicana (3 x 1) na estréia e o Canadá (3 x 0) na segunda rodada.

Brasil ganha bi no tenis-de-mesa

Hugo Hoyama e seus meninos faturaram mais uma vez. São os bicampeões pan-americanos do tenis-de-mesa por equipes. A consagração de Hoyama, Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi veio nesta segunda-feira com a vitória de 3 a 1 sobre a Argentina.  Foi a décima medalha de ouro que Hugo Hoyama conquistou na história dos Jogos Pan-Americanos. Na cerimônia de premiação, ele estava  emocionadíssimo e ofereceu a vitória à sua avo Kanako Yoshimoto, de 88 anos, que está emSão Bernardo do Campo.

Ouro, com a força da Unopar

                  As tetracampeãs pan-americanas e suas medalhas - Photo&grafia/Divulgação

          O título por equipes, conquistado domingo pela Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica,  tem a força londrinense da Unopar.  A técnica é Camila Ferezin (a primeira à esquerda), que aqui conquistou muitos títulos como atleta e hoje dirige a Seleção. E Débora Falda (sétima na foto) figura como uma das grandes estrelas do grupo. Nascida em Cambé, ele treina desde os 8 anos de idade na Unopar, que durante muitos anos sediou os treinamentos da Seleção Brasileira. Londrina teve portanto uma  grande participação neste tetracampeonato obtido ontem em Guadalajara.
           E a GR continua brilhando no Pan-2011. Hoje, Angélica Kvieczynski conquistou sua segunda medalha de bronze na competição, desta vez na prova individual de Arco. O ouro foi para o México e o bronze para os Estados Unidos.

Corrupção até no Ministério dos Esportes ?

        Em meio as disputas dos Jogos Pan-Americanos,  surge a informação de que o ministro do esporte pode estar envolvido em corrupção. As denúncias chegaram aos montes,  acusando Orlando Silva de ter se beneficiado de algumas ONGs,  cobrando comissão para repassar o dinheiro liberado pelo Governo Federal. E como tem gente que não gosta de Orlando. Está todo mundo metendo a boca no homem, que promete se explicar, daqui a pouco pela TV.
         Se as acusações forem comprovadas, até a preparação para a Copa 2014 vai ficar comprometida, pois Orlando Silva está metido em tudo que negociação. Depois de Palocci (Casa Civil), Nascimento (Transportes) Novais (Turismo) e Wagner Rossi (Agricultura) é mais um ministro de Dilma acusado de corrupção. Oh, presidente, vai escolher mal assim lá na China.

Mais sorte do que juízo

        No futebol há um ditado que diz: "ninguém sabe o que vai sair da fralda de um nenê ou da cabeça de um treinador. ". E parece que o ditado tem razão. Vejam o que ocorreu ontem, no Beira-Rio. Jogando em casa ontra o lanterna do Campeonato Brasileiro, o Inter não colocou nenhum atacante no banco de reservas. Só zagueiros, meio-campistas e, obviamente um goleiro. Fico pensando no que poderia estar querendo o técnico Dorival Junior, que por sinal não é um mau treinador. E, no primeiro tempo, o Colorado cobrou 16 escanteios mas só chutou duas bolas contra o gol catarinense.
         Alguém vai dizer," é, mas o time ganhou por 4 a 2."  Sim, mas ganhou porque o armador D'Alessandro fez uma partida sensacional e marcou dois gols. E porque os laterais Nei e Kleber se encarregaram de marcar os outros dois. Na verdade, Dorival teve muito mais sorte do que juizo. Com perdão da palavra, o que ele fez foi burrice.

Bancos abertos. Eu nem acredito

         Depois de 18 dias parados, os bancários voltam ao trabalho. Eles aceitaram a proposta dos banqueiros de 9% de aumento nos salários. Cerca de 90% dos bancos de Londrina participavam da greve que, convenhamos, foi longa demais. A maior parte da população já estava irritada. Mas para alguns, a paralização era "a melhor desculpa apara não pagar as contas em dia." O duro agora vai ser enfrentar a multidão que vai procurar as agências para colocar sua vida em dia. E tem gente que até já esqueceu a sua senha.

Dois assassinatos. E ninguém viu

        O Portal Londrix me conta que dois homens foram assassinados em Londrina, só ontem à noite. Um homem foi fuzilado por volta das 21h30m, na Vila Ricardo, Zona Leste. Quem disparou os tiros? Por enquanto,  ninguém sabe. A outra vítima foi encontrada no Jardim São Jorge, e morreu por espancamento. Quem matou esse homem de 61 anos ? Por enquanto, também não se sabe.
         É hora de intensificar o policiamento preventivo, porque geralmente os crimes de rua ocorrem em sequência, e não podemos esperar que morra mais gente. Ninguém sai por aí matando, se houver policiais espalhados por todos os cantos da cidade. Especialmente nas vilas, nos conjuntos mais humildes, onde o desespero é muito maior do que o existente na área central. Sei que é difícil, mas a Polícia vai ter que se mexer ainda mais.

Londrina conta seus prejuízos

                                                                     Foto: Folha de Londrina

         Todos nós, londrinenses,  queríamos que chovesse. Mas não precisava tanto. Foram cerca de 200 milímetros de chuva em três dias. É muita água. O Lago Igapó transbordou e inundou muitas áreas. Em algumas ruas, a água subiu mais de um metro. Pior é que, se jogou água pra fora, o Igapó recebeu toneladas de lama e de lixo, trazidos no retorno da própria água. E o que é pior: uma pessoa morreu, levada pela enxurrada.
         Carros encobertos, casas inundadas, móveis destruídos, árvores caídas, asfalto desmoronado. Os prejuízos foram mesmo muito grandes. Minha casa não escapou. Uma telha quebrada trouxe água para a minha sala. Mas foi pouco, perto do que se vê por toda a Cidade.
         Felizmente, hoje temos sol e céu claro. O site "Clima Tempo" diz que só voltará a chover no domingo que vem. Mas o "Jornal do Tempo" só prevê novas chuvas para a semana que vem. E eu só espero que São Pedro não abra totalmente a torneira, na próxima chuva.
       Registro com muita alegria o e-mail que recebi do amigo Carlos Gainete, treinador que passou duas ou três vezes pelo Londrina.  Sempre brincalhão. Vejam o que ele diz: "Caro amigo Flávio. Foi com alegria que deparei com teu blog na Internet, pois nossos amigos de Londrina (Tatinha e Billy) me haviam dito que estavas agora só pensando em gastar um pouco do acumulado com a aposentadoria, viajando para todos os lados. Principalmente para Pelotas, para ver o time do Brasil local mais uma vez morrer na praia na Série C Nacional. Eles não aprendem, só contratam treinadores amiguinhos da mídia, filósofos e salvadores. Ficarei atento ao teu blog, para ler novas notícias. Abraços, Gainete."
        A Internet aproxima as pessoas. O Gainete é um dos dez melhores amigos que fiz no futebol. Um homem sério, correto e sobretudo muito competente como treinador. Foi duas vezes campeão baiano pelo Vitória (85/90), campeão goiano pelo Goiás e vice-campeão brasileiro pelo Guarani de Campinas, em 1986, perdendo a final nos penaltis, para o São Paulo. Aqui no Londrina fez ótimas campanhas.
        Conheci Gainete quando ele era ainda um menino. E eu também, pois temos mais ou menos a mesma idade. A primeira vez que vi o goleiro Gainete em ação foi defendendo uma Seleção Catarinense. Naquele tempo existia o Campeonato Brasileiro de Seleções. E foi neste começo dos anos 60 que ele foi para o Rio Grande do Sul,  contratado pelo Guarany de Bagé. Daí, foi um pulo para alcançar prestígio nacional: Inter, Vasco e Atlético Paranaense, entre outros grandes times do País. Gainete não era um goleiro alto, mas tinha muita elasticidade e muita coragem. Quem o viu jogar, não esquece. E eu me orgulho muito de tê-lo agora como leitor do nosso blog. Muito bom.

Natação: um "banho" verde e amarelo

        Foi uma noite de grandes conquistas para a natação brasileira. Cesar Cielo (foto)ganhou duas medalhas de ouro e comandou a festa em Guadalajara. O Brasil pulou de duas para cinco medalhas douradas e se manteve na segunda colocação geral do Pan 2011.
  **      Cielo não apenas venceu os 100 metros livres, mas tambem bateu o recorde pan-americano da prova, com 47"84. Domínio total do nadador mais rápido do mundo na atualidade.
   **      Nos 100m nado peito, deu dobradinha brasileira. O campeão mundial Felipe França ganhou a prova, com o tempo de 1m34, e Felipe Lima foi segundo, com 1m99. Ficamos com ouro e prata.
    **     E, para fechar, o revezamento brasileiro dos 4x100m livres ganhou e bateu o recorde da competição, com 3m14s65. Pela ordem nadaram Bruno Fratus, Nicholas Santos, Cesar Cielo e Nícolas Oliveira. O Brasil venceu de ponta a ponta.
                                                Quadro de Medalhas
        Até a meia noite, o Quadro de Medalhas mostrava a liderança dos Estados Unidos, com 11 de ouro, 5 de prata e 10 de bronze, totalizando 26 medalhas. O Brasil em segundo, com 5 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze, com 13 no total. E a Colombia em terceiro, com 6 medalhas, sendo 3 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze.