Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 21 de junho de 2015


COPA AMÉRICA
Melhor jogo das quartas
   será Chile x Uruguai


               O jogo mais promissor das quartas-de-final da Copa América que virão agora é, sem dúvida, o que abrirá a nova etapa da competição: Chile x Uruguai, quarta-feira no Estádio Nacional de Santiago, às oito e meia da noite (hora de Brasília).

               Na quinta-feira, no mesmo horário, teremos um jogo em que as duas equipes não aparecem com chance maior de brigar pelo título: Bolívia x Peru, em Temuco.

               Na sexta, será a vez da Argentina entrar em campo, para enfrentar a Colômbia, que só jogou bem contra o Brasil. Mas, embora favoritos, os platinos ainda estão devendo uma grande atuação dentro do torneio. Esta partida será disputada em Viña del Mar.

                E, finalmente, no sábado em Concepcion, às seis e meia da tarde, teremos Brasil x Paraguai. Os dois times cumprem campanhas tecnicamente irregulares, nesta Copa América. O Brasil tem que ser apontado favorito, mas certamente será um jogo muito mais difícil do que foi este com a Venezuela.

COPA AMÉRICA
A vitória da obrigação





           Brasil 2 x Venezuela 1. Normal, só isso. A Seleção Brasileira tinha mesmo que se classificar, jogando com a Venezuela, que cresceu nos últimos anos, mas ainda está longe de ser um adversário difícil, numa partida que define vaga.

           Um golaço de Tiago Silva na primeira etapa e um gol que até eu faria no segundo tempo. E aí,  uma tentativa de reação venezuelana. Só nos faltava isso, ter que levar sufoco da Venezuela. Acho que hoje cobrimos a quota de vexames. Ou será que ainda vamos perder para o Paraguai ?

          É preciso reconhecer que para chegar a final desta Copa América com chance de  ser campeão, o Brasil ainda precisa melhorar muito. Com esta bolinha não podemos sonhar. Com Firmino, Filipe Luiz e o tal Phelippe Coutinho tentando ser Neymar, já vamos precisar da sorte pra ganhar o próximo jogo. É melhor fazer uma promessa ao Santo, pra ficar mais garantido  

COPA AMÉRICA
Colômbia só atrapalhou o Brasil


                     
                     Ao que parece, a Colômbia só queria mesmo atrapalhar o Brasil. Depois daquela grande apresentação contra os brasileiros, o time colombiano nem ao menos conseguiu marcar um gol no Perú, para se classificar direto às quartas-de-final.  Ficou no zero a zero com os incas, que garantiram sua vaga e poderão até se dar bem, porque enfrentarão a Bolívia, outra equipe modesta.

                      A Colômbia até tentou, mas com preguiça no primeiro tempo e falta de objetividade na fase final. Só veio ao Chile mesmo para "encher o saco" dos brasileiros.  Bem feito: vai ter que enfrentar os argentinos.
Vitória no Voleibol Masculino

       A Seleção Brasileira derrotou a Itália, em Florença, e manteve a liderança da Liga Mundial de Vôlei Masculino. O jogo disputado nesta tarde de domingo foi vencido pelos brasileiros por 3 a 0, com parciais de 25/23, 25/22 e 25/16. Foi uma vitória tranquila, mesmo porque os italianos não jogaram nada.


                        Derrota no Futebol Feminino

          No futebol feminino, derrota doída da Seleção Brasileira, que vinha fazendo um ótimo Campeonato Mundial, disputado no Canadá. Esta tarde, o Brasil não conseguiu chegar às quartas-de-final, pois perdeu para a  Austrália, por 1 a 0.

                   Um gol da australiana Kyah Simon, aos 35 minutos do segundo tempo, mandou as brasileiras pra casa. Um resultado inesperado e que só aumenta a tristeza do futebol nacional, já derrotado no Mundial Sub 20 Masculino. A festa foi da Austrália, como mostra a foto.


Massa foi ao pódio na Áustria



          Pelo menos, desta vez tivemos brasileiro no pódio. Felipe Massa foi o terceiro colocado do GP da Áustria, disputado neste domingo no Circuito Red Bull Ring, em Spielberg.  A Mercedes ficou mais uma vez a "dobradinha", só que desta vez com Nico Rosberg na frente e o líder do Mundial Lewis Hamilton em segundo lugar.

           Com o resultado, diminuiu a vantagem do britânico Hamilton, que agora tem 169 pontos, contra 159 de alemão Rosberg. Vettel é o terceiro, com 120 pontos. E Felipe Massa, que foi ao pódio pela primeira vez na temporada, está em sexto, com 62 pontos.
 
            A próxima prova será em Silverstone, na Grã Bretanha, no dia 5 de julho.
          

              Se Robinho não entrar jogando hoje (por qualquer razão que seja) o Dunga "tá frito" na Seleção. Mas se o Robinho entrar e não fizer o que se espera dele, "tá ferrado" pra sempre ! 
        A incrível história de  LINDOMAR CASTILHO

       Um ótimo cantor que foi derrotado pela paixão e pelo ciúme. Matou por amor e acabou abreviando uma carreira que poderia ter sido muito maior

                    

                                      Sempre gostei da voz e do estilo de LINDOMAR CASTILHO, que ficou famoso por algumas canções que gravou e pelo seu jeito agressivo de compor e interpretar. Uma de suas canções é esta que escolhi para o vídeo de hoje: "EU VOU RIFAR MEU CORAÇÃO".

                                  Lindomar Cabral é o nome de batismo do nosso artista de hoje. Ele nasceu no então distrito de Santa Helena, no município de Rio Verde, em Goiás. Se criou por lá, até alcançar a idade de cursar a faculdade. Mudando-se para Goiânia, entrou para a Faculdade de Direito e, em 1960, após prestar concurso público, começou a trabalhar na Secretaria de Segurança Pública de Goiás, trancando a faculdade no segundo ano de advogacia.

                                                             
                                     Sua entrada na música aconteceu quando Diogo Mulero, diretor musical da gravadora Copacabana foi a uma festa na casa do compositor e escritor Bariani Ortêncio, e lá ouviu Lindomar cantar. Imediatamente convidou-o para gravar um disco e sugeriu que usasse o nome artístico de Lindomar Castilho. E foi assim que, no final de 1962, Lindomar gravou seu primeiro álbum, intitulado "Canções Que Não Se Esquecem".
                               Com seu inegável talento, rapidamente Lindomar construiu uma carreira sólida, cantando bolero e samba-canção. E foi um dos maiores vendedores de disco da década de 70, com uma sucessão de sucessos, com destaque para "Chamarada", Você é Doida Demais" (popularizada pelo programa "Os normais", da Globo),  "Eu amo sua mãe", "Tudo tem a ver" e muitos outros.

                                    
                             A primeira esposa de Lindomar Castilho havia morrido em um acidente de trânsito. Tempos depois, no auge do sucesso, ele separou-se da segunda mulher, a também cantora Eliane de Grammont. E no dia 30 de março de 1980, já separado há um ano de Eliana, Lindomar foi a um bar onde a ex-esposa de apresentava ao lado de Carlos Randal, primo de Lindomar. Foi no "Café Belle Epoque, em São Paulo.                         Terrivelmente enciumado, Lindomar desferiu cinco tiros da plateia em direção ao palco. Um dos tiros acertou e matou Eliana, que tinha 26 anos. Randal ficou ferido e o Brasil todo se escandalizou com o crime, especialmente porque surgiram notícias de que Lindomar era extremamente ciumento e já batia em Adriana, quando estavam casados.



                      
      Lindomar Castilho quase foi linchado no momento em que foi preso. Condenado,   ficou 7 anos na prisão. Ainda preso, gravou um disco com o título de "Muralhas da Solião", todo escrito dentro da prisão goiana. Quando ganhou a liberdade, incentivado pelo filha, ainda fez algumas tentativas para voltar a música. Mas a última gravação sua ocorreu em 2000.  Ele hoje tem 75 anos.







                             Acho realmente muito triste ver um artista de bom nível se autodestruir. Lindomar foi vencido pelo ciúme a assinou a sua sentença, perdendo toda a razão para continuar cantando o amor, como gostava de fazer.

AS MELHORES DO FACEBOOK

   Que linda e verdadeira é esta mensagem. Quem postou em sua página foi a amiga Nicce Vitória, que é lá de Pinheiro, Estado do Maranhão