Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Estão afastando o Tubarão do povão

       Tenho ouvido de muitos amigos da imprensa, duras críticas ao sistema de administração do futebol do Londrina Esporte Clube. Reporteres estão sendo impedidos de realizar o trabalho que no passado sempre foi feito na cobertura do Tubarão. Fui setorista do clube por muito tempo e sei bem como tudo tem que funcionar.
        Entrevistas com dia e hora marcada. Não conheço no jornalismo coisa mais ignorante do que esta. A notícia não tem hora certa para acontecer. E sempre que ela ocorre a imprensa tem que ter livre acesso. Só assim o torcedor ficará sabendo realmente o que está ocorrendo no clube.
        A empresa que administra o futebol do clube está afastando o Tubarão de sua torcida. Mas quando quer vender mais ingressos e tomar o dinheiro do povo, aí vem os apelos. Enquanto persistir este sistema de administração, o nosso Londrina nunca será grande como foi no passado.

Medida burra finalmente está caindo

        Felizmente, fico sabendo que o estacionamento de automóveis voltará a acontecer na  rua (não sei porque chamam de avenida) Duque de Caxias, uma das mais tradicionais artérias centrais de Londrina. A proibição que vem impedindo os veículos de estacionarem para utilizar o grande número de estabelecimentos comerciais existentes na Duque, foi uma das medidas mais burras  já tomadas pelo Executivo Londrinense nos últimos anos. Mataram a rua, causando um prejuízo incalculável pelos comerciantes. E a via se tornou uma pista de corrida.
        A desculpa foi a instalação de uma faixa para ônibus,  mas até hoje a maioria dos londrinenses não aceita. Muitas lojas já fecharam e outras tantas mudaram de endereço. Recuperar o prestígio da Duque de Caxias será um processo demorado. Vamos ver em que moldes ocorrerão as mudanças.

O adeus de Clarence Seedorf

      O assunto já vinha sendo comentado há  varios dias, mas eu não acreditava que o holandês Clarence Seedorf fosse mesmo parar de jogar futebol agora. Afinal, ele vinha atuando normalmente pelo Botafogo, sendo inclusive um dos melhores do time.
       Esta tarde, entretanto, o ex-craque do Ajax, Milan, Inter, Real Madri e outros clubes famosos anunciou em entrevista coletiva, que sua carreira de jogador está encerrada, aos 37 anos,  e que já acertou um contrato para ser o novo técnico do Milan, ao qual se apresenta ainda esta semana.
 
                                          
 
        Seedorf chegou ao Botafogo no segundo semestre de 2012 e na ocasião também me surpreendeu, porque eu não acreditava que ele pudesse se esforçar tanto e mostrar o mesmo futebol que praticava na Europa.  Mas acabou sendo decisivo para que o Fogão fosse campeão carioca de 2013 e fizesse uma boa campanha no Brasileirão. Disputou 81 jogos com a camisa botafoguense e marcou 24 gols.
         O Brasil inteiro aplaudiu Seedorf, que nasceu no Suriname, antiga colônia holandesa. Ele disputou 87 jogos pela Seleção da Holanda, de 1994 a 2008. Vai deixar saudade para os torcedores brasileiros.

Nervosismo derrotou a nossa Teliana


      O sonho da tenista brasileira Teliana Pereira (foto) de ir mais longe no Aberto da Austrália acabou logo na estréia. Ela foi derrotada pela russa Anastasia Pavlyuchenkova, número 30 do mundo, na última madrugada, por dois sets a zero, com parciais de 7/6(9/7) e 6/4. O fato de estar disputando seu primeiro jogo num torneio de Grand Slam pesou bastante. Teliana começou a partida muito nervosa, cometendo três duplas faltas e perdendo seu saque logo no primeiro game. Mas mostrou muita raça e se recuperou, levando o primeiro set para o tie-break. E o erro maior veio aí, pois a nossa mulata chegou a abrir 6/4, mas não aproveitou os sets points e acabou perdendo por 9/7, em 1 hora e 23 minutos.
      No segundo set, a russa se impôs na quadra, ganhando por 6/4. Mas pode se dizer que foi boa a estréia da pernambucana radicada em Curitiba. Ela mostrou bom volume de jogo e grande disposição. Perdeu para uma adversária melhor e muito mais experiente.
      O outro brasileiro que está nas disputas individuais é Thomaz Bellucci, que estreou bem, derrotando o alemão Julian Reister, por desistência. Bellucci vencia por dois sets a um (4/6, 6/3 e 7/6(7/5) quando o adversário (número 88 do mundo) decidiu abandonar o jogo, por contusão, antes do início do quarto set.
       Nas últimas seis partidas que havia disputado nas chaves principais de torneios de Grand Slam, Thomaz Bellucci havia perdido. Este jogo que marcou sua reabilitação durou duas horas e seis minutos. O próximo jogo do brasileiro será terrivelmente difícil: quinta-feira contra o francês Jo-Wilfried Tsonga, que é o 10º do ranking mundial.  Thomaz Bellucci está em 129º lugar.

Pérolas que o Facebook nos traz


    Lá no Rio Grande do Sul o Campeonato Estadual também começa no final da semana. E o estimado primo e amigo Luis Fernando Galvão (Nena) fez esta postagem, mostrando como está a torcida do Pelotas. Dá-lhe Lobão !