Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Vila Isabel é a grande campeã

      
       É, o samba mora lá na Vila. O canto de muitos anos volta a ecoar no Brasil. A Vila Isabel foi a última escola a desfilar na Marquês de Sapucaí, mas acabou em primeiro na classificação conferida esta tarde no sambódromo. É a grande campeã do carnaval carioca e, por conseguinte, a campeã do Brasil.
         A opinião geral é de que o samba ganhou o título para a Vila. Todo mundo cantou com a escola no desfile. Martinho da Vila é um dos autores deste samba. O enredo falando do homem da roça foi igualmente decisivo.
         A Beija Flor é a vice-campeã, com a Unidos da Tijuca em terceiro. Uma grande surpresa: a Mocidade Independente de Padre Miguel ficou em penúltimo, quase caiu. A rebaixada foi a estreante Inocentes de Belford Roxo, ultima colocada. Não me pareceu justo, não foi pior escola.

 
Sabrina Sato e Carlinhos de Jesus comandaram o samba da Vila

A velha história dos empresários

      É aquilo que eu digo sempre. Empresário de futebol que assume um clube nunca dura muito. Logo se cansa e quebra o compromisso com o povo e com  a torcida. Admito que Adir Leme vem realizando um bom trabalho no Arapongas, mas quem não é da cidade jamais terá o mesmo amor daqueles verdadeiros dirigentes que tocaram a agremiação por muito tempo. 
 
                               
  
     Ainda não se sabe se  é apenas um blefe para conseguir apoio da cidade ou se Adir vai mesmo embora da Cidade dos Passarinhos ao final do Campeonato Paranaense, como anunciou hoje. Eu duvido que ele saia mesmo. E a Copa do Brasil e a Série D, para as quais o Arapongão ja tem vaga garantida ? Como é que fica ? Ele vai largar tudo isto ?
      O que eu continuo não entendendo é o comportamento dos "investidores" que estão administrando nossos clubes. Volta e meia ouço eles jogando na cara da cidade que "ninguém ajuda". É assim em Arapongas e também em Londrina. E aí eu pergunto: mas que investidores são estes ?  Se fosse pra pagar a conta, nenhuma cidade iria procurar investidor, gestor, administrador ou seja lá o que for. Se o dinheiro caísse no colo, qualquer um de nós dirigiria o Londrina ou o Arapongas. E talvez até com mais acerto.
        Quem vem para uma cidade para assumir o time é porque deve estar disposto a botar dinheiro, investir no futebol, ressarcindo-se depois, com a venda de jogadores. Isto é que é "investidor".  Afinal de contas, foram eles que vieram por livre e expontânea vontade. Não foram obrigados.
        E os jogadores que Londrina e Arapongas negociaram há pouco tempo ?  Não entrou dinheiro com estas transações?  O que não pode acontecer é que uma cidade pague a conta que um empresário de fora fez.

"Perolas" que o Facebook nos traz



          A amiga e colega  Adriana de Cunto fez esta postagem oportuna no Facebook, relacionada ao final das férias escolares. Faz tempo que não vejo a jornalista Adriana, que atualmente mora em Curitiba. Um grande abraço pra ela.

Fase de Grupos começou quente

       Um grande jogo abriu a Fase de Grupos da Copa Libertadores da América, ontem à noite em Montevidéo, entre o Nacional local e o Barcelona, do Equador.  E a emoção só acabou no apito final do árbitro chileno Henriques, com o placar acusando um empate de 2 a 2. Quem não viu o jogo pela Fox Sports,  perdeu um grande espetáculo, inclusive com a participação de jogadores conhecidos dos brasileiros.
 
 
        A maior surpresa veio no primeiro tempo. Aos 17 minutos, o argentino Damián Diaz abriu o marcador para os equatorianos,  com um golaço de fora da área. E antes que o Nacional reagisse, o centroavante Ariel (ex-Coritiba) fez 2 a 0 para o Barcelona, para desespero da torcida uruguaia.
        No segundo tempo, com muita bronca, confusão e erros de arbitragem, aconteceu a reação do Nacional, a partir da entrada dos veteranos Recoba e Loco Abreu, que recentemente defendeu o Botafogo e o Figueirense. "El Loco" deixou a defesa do Barcelona maluca, catimbando o tempo inteiro. Aos 25' ele fez o primeiro gol uruguaio e logo em seguida "cavou" a expulsão do equatoriano Perlaza.
         Mas o árbitro expulsou também o uruguaio Lembo e as coisas ficarm mais difíceis para o Tricolor uruguaio. Aos 45 minutos, um penalti claro para o Barcelona não foi marcado pelo juiz e, dois minutos depois, o centroavante Alonso empatou o jogo, fazendo o segundo gol charrua. Na verdade, o Nacional empatou "na marra".
 
 
 
 
 
****** Outras duas partidas completaram a noitada. Jogando em casa, o Emelec do Equador derrotou o favorito Velez Sarsfield da Argentina, por 1 a 0. A torcida ajudou muito. Com um gol contra, Ferreira decidiu o jogo (foto), disputado com muito empenho.
               Já no Estádio Nacional, em Santiago, a Universidad de Chile confirmou o seu favoritismo e ganhou por 2 a 0 do Deportivo Lara, da Venezuela.        
     

Um aniversário muito feliz

        Meu filho Luciano fez aniversário ontem e curtiu de forma bem diferente. Ele adora esquiar e está em Lake Tahoe, mais ou menos na divisa dos estados de Nevada e Califórnia, nos Estados Unidos. Com ele estão vários amigos e a namorada Amanda. Deve ter sido um aniversário muito feliz.
        Lake Tahoe é o maior lago alpíno da América do Norte. É um lugar muito bonito, como mostra a foto postada por Amanda. Agora estou esperando as flagrantes dos dois esquiando.

  
           Vai daqui a minha benção e o desejo de que o Lu esteja vivendo um tempo muito feliz. Ele merece isso. Que Deus lhe dê muita saúde para que possa curtir muitos outros momentos intensos.