Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

"Bigode Chinês" mata modelo

     Um procedimento estético de preenchimento facial, conhecido por "Bigode Chinês" pode ter determinado a  morte da modelo Rachel Santos, de 28 anos, que foi a "Gata da Hora" de novembro do jornal Meia Hora. Apesar de ser de Niterói, ela representava o Mato Grosso no concurso "Musa Brasil"



       Segundo o marido da modelo, o empresário Gilberto de Azevedo, ela submeteu-se ao "Bigode Chinês" (linhas de expressão que vão do nariz ao canto da boca) e, cerca de 30 minutos depois de deixar a Clínica Plástica Wagner Moraes, começou a se sentir mal. Com falta de ar e arritmia, foi levada ao Hospital de Clínicas de Icaraí, onde sofreu uma parada cardíaca e morreu.
 
          O médico Wagner Moraes, conhecido entre as celebridades por ser marido de Ângela Bismarchi, nega que o procedimento tenha sido a causa da morte. E diz que "Rachel fumava três maços de cigarro por dia e consumia uma medicação usada pra cavalos (Potenay)."    Segundo ele, "a combinação do tabagismo com o remédio foi o que lhe causou a morte".
 
           Rachel deixou dois filhos, um de 13 e outro de 7 anos. Ela também teria passado por um procedimento cirúrgico nas nádegas, que Wagner Moraes teria se recusado a fazer dias antes.
 
 
Londrina: reforços e amistosos


 
                        Chegaram mais três jogadores para o Londrina: Maracás, zagueiro de 1m84; Romário, lateral-direito de lm78; e Leilson, meia de 1m69.  Eles vieram do Vitória-Ba e ficam até o fim do ano. Nunca vi nenhum deles jogar.  Vou pagar pra ver.
 
                         Segundo informações, Leilson (foto) é meio "complicado". Andou até proibido de treinar, lá no Vitória.  Esteve por ir para uma equipe da Segunda Divisão de Portugal, mas acabou não indo. Vamos ver se ele engrena por aqui.
 
                         Por outro lado, o Tubarão despachou Celsinho, que foi para o Paysandu. Pode até enfrentar o Londrina na Série B.  Que vá com Deus !  Mas que não volte !

                         Seria prudente que o Londrina realizasse pelo menos um amistoso antes do Paranaense. Tencati quer jogos nos dias 20 e 23. Mas a SM Sports não quer gastar. Aí fica difícil.
COPA DO BRASIL
        Londrina: uma estreia moleza, mas
    pra "quebrar" os donos das rádios          




                      Por sorteio, o Londrina Esporte Clube ficou sabendo nesta segunda-feira que estreará na Copa Do Brasil lá no Estado do Pará, contra o pouco conhecido time do Parauapebas, que representa a cidade do mesmo nome no Campeonato Paranaense.
 
                      A cidade fica a 660 km da capital Belém, e é a quinta mais populosa do Pará, com cerca de 200 mil habitantes, entre os quais muitos maranhenses, mineiros e goianos. Parauapebas é conhecida porque está assentada na maior província mineral do Planeta, a Serra dos Carajás.
                       Conhecido como "Trem de Ferro Paraense", o  Parauapebas FC manda seus jogos no Estádio José Raimundo Roseno Araújo, o "Rosenão" para 10 mil torcedores. Nunca disputou umna competição nacional e é o 358º do ranking da CBF. A vaga para a Copa do Brasil foi conseguida pela conquista do primeiro turno do Campeonato Paranaense de 2015, quando ganhou até do Clube do Remo em pleno Estádio Mangueirão. Suas cores são o bordô, o amarelo e o verde.
 
                         Mas no ranking estadual, o Parauapebas é apenas o 20ºclube, e não deverá ser adversário dos mais difíceis para o Tubarão, que tem estrutura muito maior.  A menos que aconteça um daqueles "apagões" que de vez em quando atrapalham o time de Claudio Tencati.
 
                        Particularmente, acho que o Londrina levou muito sorte e pegou moleza na estréia. Duro será para as emissoras de rádio, que terão de viajar mais de 5 mil km (ida e volta) para transmitir o jogo, que provavelmente acontecerá no dia 16 de março. Levar uma equipe de transmissão até lá, custa uma grana.
   
                     O vencedor do confronto enfrentará na sequência da Copa do Brasil o ganhador da disputa entre o Cruzeiro de Belo Horizonte e o Campinense da Paraíba.
CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

                             " G E N T E     H U M I L D E "

                 de: Garoto (música), Vinicius e Chico (letra)
 
                                       com : Angela Maria


                          

 
Um alegre privilégio foi o de receber na série "Canções que ficam pra sempre" o pedido do ótimo amigo professor Marival Antônio Mazzio, parceiro de muitos anos e um grande admirador da boa música. E sua solicitação é um atestado disto. Marival quer ouvir "GENTE HUMILDE", obra-prima de três dos maiores nomes da canção brasileira.
O paulista GAROTO fez a música, e os cariocas VINICIUS DE MORAES  e  CHICO BUARQUE DE HOLANDA esta letra maravilhosa:
 
"Tem certos dias em que eu penso em minha gente /
E sinto assim todo meu peito se apertar /
Porque parece que acontece de repente /
Como um desejo de eu viver sem me notar /
Igual a como quando eu passo no subúrbio /
Eu muito bem, vindo de trem de algum lugar /
E aí me dá como uma inveja dessa gente /
Que vai em frente sem nem ter com quem contar...
 
... São casas simples, com cadeiras na calçada /
E na fachada escrito em cima que é um lar /
Pela varanda flores tristes e baldias /
Como a alegria que não tem onde encostar /
E aí me dá uma tristeza no meu peito /
Feito um despeito de eu não ter como lutar /
 E eu que não creio, peço a Deus por minha gente /
É gente humilde, que vontade de chorar !
 



 
 
 
 
 
 
                
                           A paixão de Marival pela canção "Gente Humilde" vem de 1972, quando ele ainda morava em Paranavaí e vinha três vezes por semana a Londrina, para ministrar aulas no Curso de Educação Física da UEL, que estava começando. No retorno após as aulas, quando se aproximava de Paranavaí, Marival ouvia no rádio carro um programa comandado por um radialista de lá,  Armando Trindade. E o prefixo do programa era justamente "Gente Humilde", cantado por Angela Maria, nesta gravação que está no vídeo de abertura desta postagem. Romântico e sensível,  Marival nunca mais esqueceu, mesmo porque até hoje ele considera Angela Maria, "uma das maiores cantoras do Brasil". Confiram a beleza da interpretação da "Sapoti" para a lindíssima canção.



                     Angela Maria, que na verdade se chama Abelim Maria da Cunha e é conhecida por "Sapoti", nasceu em Conceição de Macabu, no Estado do Rio de Janeiro. Além de ser uma das melhores cantoras nacionais de todos os tempos, a pequena Angela (apenas um metro e meio de altura) também é atriz, tendo trabalhado em três filmes. Aos 86 anos, ela está casada com Daniel D'Angelo desde 2012.
 
                      Entre as dezenas de grandes sucessos que Angela alcançou estão as canções Babalu,  Meu Primeiro Amor,  Ave Maria,  Índia,  Não Me Perguntes,  A Lua é dos Namorados, Cinderela,  Maldito Coração,  Jura-me,  Fascinação, Boa Noite Amor,  Tango Pra Teresa,  Ave Maria no Morro,  Balada Triste e  mais de seiscentas outras músicas.


 


Canhoto, que na certidão se chamava Aníbal Augusto Sardinha, foi um violonista e compositor paulista que viveu menos de 40 anos, mas deixou maravilhosas canções. Morreu em 1955.
Filho de imigrantes portugueses, nasceu na capital paulista. Com 11 anos já tocava banjo num conjunto musical da época. Tocou com Carmem Miranda na Feira Mundial de Nova Iorque e na Casa Branca, para o presidente Roosevelt.
Como compositor  seus maiores sucessos foram São Paulo Quatrocentão,  Choro Triste nº 2,  Despedida,  Felicidade,  Desvairado,  Amoroso e vários outros. 
  
 
 
Chico continua sendo um dos mais importantes compositores brasileiros, com dezenas de sucessos. Está com 71 anos e continua compondo com grande talento e lucidez.
Francisco Buarque de Hollanda nasceu no Rio e atua em MPB, Samba, Bossa Nova e Choro. Compõe, canta e toca violão e flauta. E ainda é ator.
Entre os maiores êxitos de Chico estão as canções A Banda,  Cálice,  Roda Viva,  Apesar de Você,   Morena dos Olhos D'Agua,  O Que Será,  Quem Te Viu Que Te vê,  Você Não Sabe Amar,  O Meu Guri e muitas mais.  

               
                   
               
      Já o "Poetinha"  Vinicius de Moraes nos deixou há 36 anos (em 1980), com 66 anos de idade, depois de construir uma das melhores obras poéticas do País.  Marcos Vinicius de Moraes nasceu e morreu no Rio, mas morreu como "um cidadão do mundo". E foi um dos homens mais apaixonados que o Brasil já conheceu.
                                     Na música, Vinicius atuava na MPB, no samba e na bossa nova.  Eu Sei que Vou Te amar,  Minha Namorada,  Garoto de Ipanema,   Canto de Ossanha,  Onde Anda Você   e  Se Todos Fossem Iguais Você são apenas algumas de suas letras mais inspiradas.


                     AS MELHORES DO FACEBOOK

 
Ontem fez quatro anos que nosso querido amigo Pinheiro (João Paulo Reeberg) nos deixou. E sua filha Ana Paula Reeberg postou esta mensagem pra ele. Esteja certa, querida Ana, de que seu pai recebeu o recado !