Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Deu LaU. Ganhou o melhor

              A Universidad do Chile confirmou o seu favoritismo e eliminou o Vasco, agora à noite em Santiago, classificando-se para decidir a competição com a LDU do Equador. O time brasileiro mostrou a valentia de sempre, mas foi dominado pelos chilenos, que voltaram a apresentar aquele bom futebol mostrado no Rio, por ocasião do primeiro jogo (1 a 1).
                             Canales festeja o seu gol, que abriu caminho para vitoria chilena

               No primeiro tempo, La U já vencia por 1 a 0, gol marcado por Canales, que aproveitou um rebote do goleiro Fernando Pras, aos 30 minutos. Na fase final, o Vasco veio com tudo para o ataque, mas deu a chance de contra-ataque aos andinos. Para piorar a situação dos cariocas, Fagner atingiu um chileno com uma cotoverlada e foi expulso, aos 27 minutos. E, dois minutos depois, o craque Vargas matou o jogo, fazendo 2 a 0 após cruzamento da esquerda.  
                 A festa no Estádio Santa Laura foi grande. Agora, a Universidad decidirá o título em dois jogos com a Liga Deportiva Equatoriana. O primeiro será na próxima quarta-feira, em Quito, ficando a decisão para Santiago do Chile.

Tem japonês(a) no samba

             Antigamente, nas batucadas de carnaval, sempre que alguém "atravessava" o rítmo, logo surgia uma voz protestando: "tem japonês nesse samba". Mas as coisas mudaram rapidamente, e os nossos japoneses hoje em dia se misturam com os mulatos e até se destacam.               É o caso de Sabrina Sato, eleita a japonesa mais gostosa do Brasil, que é Rainha de Bateria da Unidos de Vila Isabel, e fez um sucesso danado na gravação das vinhetas de carnaval da Rede Globo, realizada nesta terça-feira. Também, com um "corpão" desses...

Ricardo está "usando" Ronaldo

             Quando abordei o assunto, a notícia era de que Ricardo Teixeira estava convidando Ronaldo Fenômeno para substitui-lo na direção do Comitê Organizador Local da Copa 2014. O presidente da CBF estava sendo muito pressionado pela Fifa e já não estava conseguindo nem mais espaço para conversar com a presidente Dilma Roussef. Achei  até que poderia dar certo, porque Ronaldo é inteligente e todo mundo gosta dele.
               Mas sabe-se agora que tudo não passa de mais um esquema de Ricardo Teixeira, que não vai largar a direção do COL coisa nenhuma. Ele quer é usar o Fenômeno para abrir caminho, apenas como um auxiliar seu na missão. O homem não "larga a boca" não. Quer continuar com o Poder na mão.
               Ronaldo tem mais é que cair fora. Seus negócios no marketing esportivo vão muito bem. Sua empresa, a "9nine" está bombando. Acaba de fechar três patrocínios para Neymar,  que renderão ao jogador santista R$ 7 milhões anuais. E Ronaldo terá 20% disso, cerca de R$ 1,4 milhão. Sua empresa está negociando até com o lutador brasileiro de MMA, Anderson Silva. Ronaldo não precisa participar de negócios com o mal falado Ricardo Teixeira. Sai fora, Fenômeno.

Natália Falavigna pisou na bola

            A entrevista que Natália Falavigna concedeu ao jornal Correio Braziliense deu margem a uma grande discussão no taekwondo brasileiro. Depois de fracassar em várias competições e passar a maior parte do seu tempo entregue ao Departamento Médico, recuperando-se de seguidas contusões, a atleta londrinense resolveu criticar os treinadores brasileiros, atingindo inclusive os técnicos londrinenses que foram responsáveis  pelo seu início e suas primeiras conquistas na modalidade.
           Natália foi para o Rio, apareceu nos jornais com a camisa do Fluminense e depois foi aos Estados Unidos, para outro tipo de treinamento. Um direito seu, sem  dúvida. Só não se esperava que, depois de uma participação ridícula nos Jogos Pan-Americanos, ela viesse a público criticar as pessoas que lhe ensinaram quase tudo que ela sabe. Cuspiu no prato em que comeu. Pisou na bola. Foi mal.
            Conheci Natália no seu início de carreira. Fui entrevistá-la, inclusive, quando treinava fisicamente aqui nas próximidades do Igapó, atrás do Monumento Bíblico. Era uma menina humilde.

Arapongas vem de Dario Pereyra

              A notícia serve como um alerta para os demais clubes do Interior que estão se preparando para o próximo Campeonato Parnaense. O Arapongas foi buscar o uruguaio Dario Pereyra, ex-zagueiro do São Paulo e da Seleção Uruguaia, para dirigir o seu time. Está na cara que clube das Cidade dos Passarinhos quer fazer boa figura no Estadual e deve estar contratando também bons jogadores.
               Mesmo estando parado há sete anos, Dario tem grande conhecimento e uma inegável liderança. Ele já está prometendo uma equipe com personalidade e espírito vencedor. O técnico uruguaio, que tem 55 anos, foi apresentado numa concorrida reunião realizada no Clube Comercial, no centro da cidade, e falou em "brigar pelo título estadual". O Gringo chegou animado e o gestor do Arapongas, Adir Leme da Silva, que já dirigiu o Londrina, mostra-se disposto a dar todo o apoio ao técnico.
               Até agora, o Arapongas já contratou o goleiro Vitor (ABC-RN), o lateral-esquerdo Valmir (ex-Palmeiras) e o atacante Marcelinho (ex-Grêmio).
                   Como treinador, Dario Pereyra já dirigiu São Paulo, Coritiba, Atlético Mineiro, Guarani, Corinthians, Payssandu, Grêmio e Portuguesa. Um belo currículo, reconheçamos.

Amanhã tem decisão em Cambé

        O campeão da Terceira Divisão do Futebol Paranaense será conhecido amanhã a partir das 17 horas, no Estádio José Garbelini, em Cambé. Cincão Esporte Clube e Junior Team, que empataram (1 a 1) no primeiro jogo da final, sábado passado, voltam a se enfrentar, e a partida representa uma grande oportunidade para que os desportistas da região conheçam as duas novas forças do futebol londrinense.
         Como fez uma campanha melhor nas fases anteriores do campeonato, o Junior Team joga apenas por um novo empate para ser o campeão. Já o Cincão, que promete levar uma numerosa torcida a Cambé, precisa ganhar o jogo para ficar com o título. O bicho vai pegar lá no velho Estádio da Curva. É um bom programa.

O nível já está baixando

            Ontem, após decidir que Celso Roth não ficaria para 2012, a direção do Grêmio prometeu contratar um "grande treinador" e falou logo no nome de Vanderlei Luxemburgo. O nosso leitor Valdo  até fez um comentário, dizendo que "contratando o Gladiador das Confusões e o Profexor, aí é pra acabar." Mas acho que seria infinitamente melhor contratar o Luxa do que o técnico que hoje já passou a ser o mais cotado: Caio Junior. Aí sim, é pra acabar mesmo."
             Na verdade, seis nomes estão sendo estudados. Além de Caio Junior e Luxemburgo, falam em Jorginho (vai indo muito bem no Figueirense), Nelsinho Baptista (está no Japão), Oswaldo Oliveira (também está no Japão, no Kashima Antlers) e Roger, ex-jogador e atual funcionário do clube.
             Sem dúvida o técnico que provocaria maior impacto é Luxemburgo. Agora, pular de Luxemburgo para Caio Junior aí é baixar mesmo de nível.

Vai ser duro ganhar da LDU

            O Vasco tenta esta noite, em Santiago, derrotar a Universidad do Chile e chegar a final da Copa Sul-Americana. Os chilenos são os favoritos, mas os cruzmaltinos têm feito milagres nesta temporada. Vamos torcer. Quem vencer esse confronto vai decidir o título com a LDU, do Equador, que ontem à noite nos deu uma aula de futebol.
             Depois de vencer em Quito por 2 a 0, a Liga Deportiva Universitária foi a Buenos Aires e voltou a derrotar o Velez Sarsfield, desta vez por 1 a 0. Este clube equatoriano de 1997 para cá ganhou uma Libertadores, uma Copa Sul-Americana, seis campeonatos nacionais e duas Recopas Sul-Americanas. Um clube desconhecido se transformou rapidamente numa potência do futebol da América do Sul.
              Na partida de ontem, total controle das ações e grandes figuras individuais. O centroavante Ernan Barcos, que fez o gol da vitória, e o goleiro Domingues foram sensacionais. Barcos é argentino e joga muito; Domingues é um goleiro gigante, de 1m95 e apenas 24 anos. Équi Gonzalez (ex-Fluminense) e Reasco (ex-São Paulo) figuram entre  as demais estrelas que a LDU tem.
                                      Ernan Barcos comemora o seu gol, que botou a LDU na final
                     O primeiro jogo da final será na quarta-feira que vem, em Quito. Quem chegar lá (Vasco ou Universidad de Chile) terá grande dificuldade, não apenas com os 2.850 metros de altitude, mas especialmente com a ótima qualidade da LDU.

Seja bem vindo, Dalbi

            Dalbi é o mais novo seguidor do Blog do Flávio Campos. É um amigo do meu filho Luciano e, por extensão, meu amigo também. Já postou um ótimo comentário sobre a participação de Ronaldo Nazário na organização da Copa 2014. Está chegando com tudo. Muito obrigado e seja bem vindo.

Imperador Pé de Chinelo

              Minimizaram a ausência de Adriano no treino matinal de ontem. Acho até que estão certos. Numa semana de decisão, não é hora de ficar provocando tumulto. Mas que Adriano é um safado, isso é. Ele poderia pelo menos ter comparecido ao clube para ser examinado pelo médico. Não teriam surgido tantas conversas. Mas ele preferiu ficar em casa (será que estava em casa?). A cama estava boa.
              Tudo bem que o Corinthians abafou o barulho, mas só falta agora colocarem esse Gordo Pilantra em campo quando o clássico com o Palmeiras estiver no fim, e se o título estiver garantido. Será que vão dar moral para esse desmoralizado ? Só quero ver. Acho que ele não deveria nem ser relacionado para o banco de reservas. Ele tem é que entrar em outra lista. A lista de dispensas.