Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Maluquinho que matou dois em Goiás disse
 que se inspirou em Columbine e Realengo


               Em depoimento prestado à Delegacia Estadual de Apuração de Atos Infracionais (Depai) de Goiás nesta sexta-feira, o menino de 14 anos que matou dois alunos a tiros no Colégio Goyases, em Goiânia, disse que planejava a ação há dois meses e que se inspirou nos ataques de Columbine (EUA) e de Realengo (Rio de Janeiro).


            “Ele (atirador) se inspirou em duas tragédias. Uma delas nos EUA, em Columbine, e outra em Realengo, aqui no Brasil. Dessa inspiração fez nascer a ideia de matar alguém”- afirmou o delegado Luiz Gonzaga Junior.


Ocorrido em abril de 1999, o massacre na Columbine High School, no Colorado, foi considerado um dos ataques a escola mais sangrentos da história dos EUA. Na época, dois alunos com armamento pesado invadiram o colégio e mataram 12 estudantes e um professor. Além disso, deixaram mais 21 pessoas feridas.
Já o de Realengo, na zona sul do Rio, aconteceu em 2011.  Um ex-aluno da escola municipal Tasso da Silveira – Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos – invadiu uma sala de aula atirando e matou doze adolescentes.
Segundo o delegado, o atirador disse no depoimento que foi com a intenção de matar apenas o colega que fazia bullying contra ele. Mas depois de matar esse aluno, o menino de 14 relatou ter tido vontade de matar mais.
O suspeito era considerado tímido e reservado, permanecia quase sempre afastado dos colegas, sendo que parte destes faziam bullying com ele por conta de um suposto mau cheiro.
O relato é de Thiago Barbosa, pai de Hyago Marques Barbosa, de 13 anos, um dos feridos pelos disparos que teriam vindo de um estudante de 14 anos, que contou ter ouvido de colegas do filho que o atirador passou por uma situação de tensão no ambiente escolar.
 PAUL McCARTNEY 
           O show hoje é na Bahia !

                  A contagem regressiva para o show de Paul McCartney em Salvador está chegando ao fim e, junto com a expectativa, surgem as dúvidas. Qual é o melhor acesso para o setor indicado no ingresso? Os portões abrem que horas? Onde estacionar? Será que o metrô vai funcionar até mais tarde? O que é proibido levar? Ainda tem ingresso?   E ninguém quer ficar de fora do esperado show que o maior cantor pop vivo apresenta, nesta sexta-feira,  na Fonte Nova.
                  A apresentação só começa às 21h30m, mas os portões já estão abertos desde as 17h30m . Vai de metrô? O horário de funcionamento será estendido até 1h da manhã de sábado (21) para embarque na Estação Campo da Pólvora. Já as demais estações vão operar apenas para o desembarque de passageiros, após a meia-noite. Quem optar pelo ônibus esta contando com 59 linhas que atendem a região normalmente, com o reforço de mais três veículos da frota até 1h da madrugada. Já o ponto de táxi principal vai funcionar ao lado da Cheiro de Pizza e terá veículos extras durante toda a noite.  A capital baiana so pensa no show de daqui a pouco !
A fase está ruim mesmo. Vejam como o 
 Coritiba perdeu também o título Sub-20



             Indio abrindo o placar, jogo terminando em 1×1, decisão por pênaltis… Eram muitas coincidências, mas não veio a última – a vitória nas penalidades. Após um empate no tempo normal, o Coritiba perdeu o título brasileiro sub-20 para o Cruzeiro em pleno Couto Pereira. Um duro golpe para a garotada coxa, que deverá ser utilizada em breve pelo técnico Marcelo Oliveira entre os profissionais.
Os meninos do Coritiba viraram nas últimas semanas os “queridinhos” da torcida. Afinal, o futebol apresentado por eles é mais animador que o do time principal, e por isso muita gente foi ao Couto Pereira torcer pela garotada, mesmo sendo no meio da tarde de um dia útil. Sem Sandro Forner no banco, já que o técnico foi excluído na partida de ida, quem comandava o Coxa era Mozart, o ex-volante que chegou à seleção brasileira.
              E os donos da casa jogavam com o regulamento embaixo do braço. Afinal, o empate daria o título ao Coritiba, que preferia deixar o Cruzeiro com a posse de bola, enquanto buscava espaços para contra-atacar. Com isso, a Raposa se movimentava bastante no campo ofensivo e até arriscava, principalmente com Marcelo e Thonny Anderson.
                   Já o Coxa ia apenas na boa, inclusive diminuindo muito o avanço dos alas Marcos Moser e Leo Andrade. Mas quando chegou, foi para abrir o placar. Aos 36 minutos, o cruzamento para a área foi apenas desviado por Vitor Eudes. Gustavo Mosquito tentou, mas o gol foi de Índio – camisa 9 como o xará campeão brasileiro de profissionais em 1985.
                Em vantagem, o Coritiba seguiu no mesmo ritmo até o final do primeiro tempo – se proteja na defesa e arriscava quando era possível. Na etapa final, não haveria porque mudar, inclusive pelo nervosismo dos mineiros, que já não conseguiam ameaçar o gol de Arthur. Ainda havia o inimigo invisível do Cruzeiro, o tempo.
               Com o passar do jogo, o Coxa foi ficando mais atrás, sem ter a posse de bola. Para a Raposa, empatar era ganhar duas chances de lutar pelo título: pelo empate, que levaria a decisão para os pênaltis, ou pela vitória. Por isso, a pressão começou. Era desordenada, mas com perigo quando a bola passava pelo habilidoso Thonny Anderson.
            E o jogo ficou igual aos 18 minutos, quando Marcelo cruzou e Jonata se antecipou à marcação para marcar. E aí foi o Coritiba quem sentiu o golpe. A ponto de, minutos depois do gol, Jonata ter mais uma chance clara. Demorou para o time coxa  se recuperar e voltar a jogar, isto já na reta final da partida. Mas era um momento em que os dois times tinham um olho no jogo e outro na decisão por pênaltis, que acabou se confirmando. Não sem sustos, pois no último lance da partida Arthur teve que fazer um milagre no chute de Victor Luiz.

A decisão nos penaltis

Na hora da verdade, pressão gigante para iniciantes no mundo da bola. O Cruzeiro começou com Nickson, e o filho do ex-meia Jackson marcou. Mosquito, o melhor jogador da competição, parou em Vitor Eudes. Vander foi o seguinte e fez 2×0. Romeu cobrou com estilo e fez o primeiro coxa. Cesinha deslocou Arthur e manteve a vantagem. Thalisson Kelven bateu forte e marcou. Marcelo, destaque do jogo, fez 4×2. Obrigado a marcar, Fernandinho não desperdiçou. E Thonny Anderson mandou longe. Júlio Rusch bateu o último da primeira série e deixou tudo igual.
Nas cobranças alternadas, Márcio iniciou colocando os mineiros em vantagem. O zagueiro Fernando Dinis cobrou alto e empatou. Foi então a vez de Victor Luiz, que mandou para fora. E Romércio acabou jogando nas mãos de Vitor Eudes. Segue a agonia. Gustavo Rissi fez a oitava cobrança do Cruzeiro. Vitor Carvalho chutou no meio, 6×6. Lucas Soares, gol do Cruzeiro. Marcos Moser acabou perdendo e a Raposa calou o Couto.
Renda: R$ 62.690,00
Público pagante: 5.078
Público total: 5.841
A minha alegria de ver Londrina
    voltando a sediar os Jojup's



                 Ver Londrina realizando os Jogos da Juventude do Paraná após 28 anos, me enche de emoção. Li com atenção e alegria a matéria de hoje da Folha de Londrina, destacando os detalhes da competição que reunirá mais de 5 mil jovens atletas, representando cera de 80 municípios do Paraná.

                  A festa começa esta noite, no Moringão, com a tradicional Abertura, certamente com um grande público. Faço questão de abraçar o meu amigo pessoal Fernando Madureira, presidente da FEL, responsável pelo evento. Sei bem como é difícil realizar uma competição grande como esta. Mas não tenho dúvida de que tudo correrá bem, porque conheço a competência do Madureira.

               As competições serão realizadas em 25 locais da cidade, em 18 modalidades coletivas e individuais: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, rugby, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.  

              Se programe e vá assistir as competições, que começam amanhã na UEL, com o sempre empolgante atletismo, que marcará a inauguração da nova pista de atletismo da Universidade. Os JOJUP's se estenderão até o dia 28.  

               
Mundiais não reconhecidos !

             Fifa vai rever o assunto, que envolve Grêmio, Flamengo, Santos e São Paulo 




                           Por um pedido da Conmebol, o Conselho da Fifa irá debater em uma reunião no próximo dia  27 se reconhecerá como campeões mundiais os vencedores da Copa Intercontinental, competição realizada no período de 1960 e 2004 entre os campeões da Libertadores e os da Liga dos Campeões. Caso isso ocorra, o meu Grêmio voltará a ser reconhecido pela entidade como o campeão de mundo de 1983, quando venceu o Hamburgo (foto). A informação é do portal UOL.
                                Pela interpretação atual da Fifa, além da conquista do Grêmio, os títulos do Santos (1962 e 1963), Flamengo (1981) e São Paulo (1992 e 1993) na Copa Intercontinental não são mais considerados equivalentes a um Mundial de Clubes pela entidade.

                                A iniciativa entrou na pauta como parte de um esforço para que volte a ocorrer uma disputa entre o vencedor da Libertadores e o vencedor da Liga dos Campeões. Segundo o Globoesporte.com, a proposta é de que o Mundial de Clubes vire uma competição organizada para acontecer de quatro em quatro anos, no mesmo intervalo da Copa das Confederações. A ideia é que a mudança aconteça a partir de 2021. 
                                A Fifa, em janeiro, em nota enviada ao jornal O Estado de S. Paulo, disse que não reconhecia os títulos da Copa Rio e das Copas Intercontinentais como Mundiais de Clubes. Com isso, apenas os torneios organizados pela própria entidade — em 2000 e, de forma ininterrupta, desde 2005 — são considerados oficialmente.
 Campeões Mundiais reconhecidos pela Fifa:
2000 – Corinthians
2005 – São Paulo
2006 – Inter
2007 – Milan
2008 – Manchester United
2009 – Barcelona
2010 – Inter de Milão
2011 – Barcelona
2012 – Corinthians
2013 – Bayern de Munique
2014 – Real Madrid
2015 – Barcelona
2016 – Real Madrid 

Descobertos criadouros
clandestinos na Capital




              Segundo a Tribuna do Paraná, foram levados 26 animais de uma das casas e 64 de outra. Eram todos cães de raças definidas.


                      Dois criadouros clandestinos foram abordados na manhã de ontem por fiscais da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba. Os locais, nos bairros São João e Barreirinha, foram denunciados pela população.
            Foram descobertos 26 de uma das casas e 64 de outra. Eram todos cães de raças definidas. Devido ao grande número de animais no mesmo espaço, não havia condições ideais para abrigá-los. A fiscalização foi deflagrada em conjunto com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.
              Os animais recolhidos foram encaminhados para lares temporários de protetores parceiros da Rede. Agora serão tratados, microchipados, castrados e encaminhados para adoção.