Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Djokovic derrotou Lionel Messi

             O jogador argentino de futebol Lionel Messi está acostumado a ser apontado como o melhor do mundo. Mas nesta segunda-feira, em Londres, ele foi superado pelo tenista sérvio Novak Djokovic, que ganhou o prêmio Laurens, considerado o Oscar do esporte mundial, em sua 13ª edição. E o prêmio feminino foi para a fundista queniana Vivian Cheruiyot.
              Para ficar com o troféu, Djokovic superou cinco monstros sagrados do esporte: o velocista jamaicano Usain Bolt, o ciclista australiano Cadel Evans, o pivô de basquete alemão Dirk Nowitzki ( campeão na NBA), o piloto alemão Sebastian Vettel e o nosso conhecido Messi.
              O Brasil também levou um prêmio em Londres. O ex-jogador Raí foi agraciado com o prêmio "Sport for Good", por seu trabalho com a Fundação Gol de Letra.

Flu abre a participação brasileira

               Diego Cavalheri; Bruno, Anderson, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Deco e Wagner; Rafael Sobis e Fred. Com esta formação, o Fluminense abre amanhã à noite, às 22 horas no Engenhão, a participação do Brasil na Fase de Grupos da Copa Libertadores da América. O adversário será o Arsenal de Sarandi, da Argentina, que passou pela Fase Preliminar da competição eliminando o Huancayo, do Perú (3 a 0 em casa e 1 a 1 fora).
                            A conversa de Abel com os jogadores, hoje no treino final     
     O técnico Abel Braga conversou com os jogadores, hoje antes do treino-apronto, e pediu muita atenção com a bola parada e as jogadas aéreas, principais armas dos argentinos. Fred também foi muito exigido nas conclusões e prometeu que vai tentar marcar seu primeiro gol em 2012. Mas Abel mostrou-se chateado porque a torcida tricolor não compareceu ao treino nas Laranjeiras para incentivar os jogadores. As jogadas pelas laterais deverão ser o ponto forte do Flu nesta partida de estréia.       

Arsenal não esquece os 6 a 0 de 2008

             O Arsenal de Sarandi já enfrentou o Fluminense pela Libertadores, em 2008. E as recordações não são boas, apesar da vitória obtida na Argentina, no segundo jogo, por 2 a 0. É que na partida de ida, disputada no Maracanã, o Flu ganhou de 6 a 0 e os platinos não esquecem esta derrota, até porque o treinador do Arsenal  já era Gustavo Alfaro(foto) , que amanhã volta a enfrentar Abel Braga e o time tricolor. Por esta razão, Alfaro não esconde que vai jogar na retranca.
              Dentro do campo, o volante Carbonero é quem vai controlar o time argentino, na tentativa de segurar a pressão do Fluminense e tentar surpreender nos contra golpes. Não se iludam, o Flu não terá moleza na estréia.

Operário dispensa Paiva e contrata Lio

           Começou o troca-troca de treinadores no Campeonato Paranaense. Quem está mal na classificação, trata de mudar o comando, na esperança de melhorar o time. E o Operário de Ponta Grossa, que está ao lado do Londrina, com 4 pontos, já fez a mudança. Após a derrota em Paranaguá, no domingo, Carlos Paiva foi dispensado. Ele conseguiu apenas uma vitória e um empate no campeonato, com 26 % de aproveitamento. 
            Lio Evaristo, que dirigiu o Rio Branco nas três primeiras rodadas, foi anunciado como novo técnico do Alvi-negro pontagrossense. Com boa experiência no futebol paranaense, Lio está sendo apresentado agora aos novos comandados. Londrina, Atlético, Rio Branco, Roma, Arapongas e Corinthians Paranaense são os clubes por onde passou Lio aqui no Paraná.

Paranavaí também troca o treinador

           Em último lugar no Campeonato Paranaense, o Paranavaí tinha mesmo que fazer alguma coisa. E fez o que todos os clubes fazem quando estão perdendo: dispensou o treinador Itamar Bernardes. O diretor de futebol Lourival Furquim confirmou a notícia hoje cedo e já anunciou o substituto de Itamar. Será Luciano Gusso, que no ano passado trabalhou no Corinthians Paranaense. Também já passou pelo Iguaçu de União da Vitória e pelo Votuporanguense. Ele chega amanhã cedo e já dirige o time quarta-feira, contra o Iraty, no Estádio Waldemiro Wagner. Agora que tinha tudo para ganhar um jogo, contra o  fraco Iraty, Itamar foi mandado embora. No futebol é assim mesmo.
                        Itamar deixa o ACP sem ganhar um jogo sequer no Paranaense

Vasco é o melhor; Nova Iguaçu a surpresa

                  Disputadas as quatro primeiras rodadas do Campeonato Carioca (Taça Guanabara), o Vasco aparece como a melhor equipe até aqui. Tem 100% de aproveitamento, com 4 vitórias (12 pontos), e lidera o Grupo B, com 4 pontos de vantagem sobre o Boavista (vice-lider). O Fluminense, com 7 pontos, é só o terceiro colocado. Depois, pela ordem, vem Volta Redonda, Americano, Friburguense, Duque de Caxias e o coitado do Bangu, que não somou nenhum ponto até aqui.
                   Mas a surpresa está no Grupo A, com a liderança do Nova Iguaçu, invicto com 8 pontos (duas vitórias e dois empates). O Resende é o segundo, com 6, e só depois aparecem Flamengo e Botafogo, que também estão com 6 pontos. Macaé, Olaria, Madureira e Bonsucesso vêm a seguir.
                    A grande pergunta: Boavista, Nova Iguaçu e Resende têm times que justifique estarem a frente dos grandes Flu, Fla e Bota ?  Pelas escalações de suas equipes, não acredito nisto. No fim, os grandes é que vão brigar pelo título carioca.
                     A grande novidade do campeonato até aqui é o uniforme do Vasco(foto). Juro que eu nunca imaginei que veria o "Alvi-negro de São Januário" vestido de Azul. A explicação é que trata-se do terceiro uniforme do clube, que foi lançado na semana passada. Será que alguém gostou ?

Já temos um novo "Animal"

               É lógico que eu não gosto do Kleber, mas mesmo que admirasse a sua maneira de jogar futebol eu estaria criticando o seu momento atual. Fiquei observando sua conduta no Grenal durante todo o tempo. Ele não pode estar no seu juizo normal. Ou então, seu negócio é mesmo bater na mulher, nos adversários e em quem aparecer na sua frente. O técnico do Inter, Dorival Junior, foi expulso no intervalo porque perguntou ao árbitro Leandro Buaden: "O Kleber tem autorização para bater nos outros ?"
                Durante muitos anos critiquei o ex-jogador Edmundo, que também era metido a dar porrada em todo  mundo. Mas muita gente gostava dele, achava aquilo bonito. Assim com "Gladiador", Edmundo foi apelidado: "Animal". E muitos ignorantes gostavam quando ele agredia com maldade. Na verdade, acho que Kleber é a "reencarnação futebolística" de Edmundo. Os dois são muito parecidos.  E estou convencido: já temos um novo "Animal", absolutamente irracional. Infelizmente no meu time.
               O Grêmio está com dois enormes problemas. Um do lado de fora do campo, o técnico Caio Junior, que lamentavelmente nunca será um grande vencedor. E o outro problema está lá dentro. É o tal Gladiador, que nunca será o jogador decisivo que todos acreditavam que ele poderia ser. É que lá não dá pra resolver as coisas na valentia, porque está cheio de gente valente.
               A primeira condição para alguém vencer em qualquer profissão na vida é ser equilibrado. E Kleber, que é um jogador de boa técnica, não tem o mínimo equilíbrio. Vejam que o boliviano Moreno, que também chegou agora ao clube, já está começando a se destacar, porque  tem equilíbrio emocional. Mas Kleber nem penalti está podendo cobrar, por falta de equilíbrio. É um desequilibrado.
          Com relação ao Grenal, foi um jogo bom de ver, corrido e brigado. O Inter com reservas de luxo, inclusive o argentino Jesus Dátolo (foto), que chegou há 10 dias e já está fazendo gol em Grenal. O Grêmio empatou o jogo com Marquinhos (esse sim é valente de verdade) e virou num penalti sofrido e cobrado por Marcelo Moreno, muito aplaudido pela torcida. No segundo tempo, o Grêmio mais reclamou do juiz do que jogou bola, e o Inter aproveitou para empatar, através do eterno guerreiro Bolivar. O empate foi bom para o Colorado, e muito ruim para o Tricolor.

As coisas estão mudando no Rio Grande


A classificação do Campeonato Gaucho nos mostra o Inter em 3º lugar do Grupo 1 e o Grêmio em 6º lugar no Grupo 2.  Parece que as coisas estão mudando.O pessoal do Interior está reagindo.
No clássico Ca-JU de ontem, o Caxias meteu 3 a 1 no Juventude, que iniciou a rodada na liderança. O meu Pelotas continua reagindo. Depois de três derrotas seguidas, já ganhou duas, desta vez do Universidade Canoas, por 1 a 0. O Lajeadense surpreendeu empatando em Porto Alegre com o Cruzeiro (1 a 1) e mantendo a liderança do Grupo 1. O Novo Hamburgo continua bem : 3 a 0 sobre o São Luiz. Mas o 'caçula' Cerâmica , que começou tão bem,  sofreu sua segunda derrota consecutiva dentro de casa, desta vez para o São José, por 1 a 0. Os outros jogos:  Veranópolis 1 x Santa Cruz 0 e Avenida 2 x Ypiranga 2.