Teve de tudo nos jogos disputados ontem à noite, envolvendo times brasileiros. Ou melhor, quase tudo. Mais uma vez faltou maior qualidade. Mas acho que o País inteiro ficou grudado na televisão, até quase meia-noite. E, certamente, teve muita gente que perdeu o sono.
Falo primeiro do representante do Paraná, o Atlético, que mais uma vez confirmou na Copa do Brasil o que vem fazendo no Brasileirão. Pelo jeito, pode até chegar entre os primeiros nos dois torneios. Nem sempre joga bem, mas em todas as partidas joga pelo resultado e mostra uma incrível disposição. Como aconteceu ontem, em Curitiba, contra o Internacional. Novamente comandado por Paulo Baier, que tem sido o melhor jogador do País nas últimas semanas, o Furacão segurou um Colorado que veio com tudo para levar a vaga. Jogou bem o time gaúcho, mas ganhar do Atlético não está fácil pra ninguém. E que venha agora o outro "grande" do Rio Grande do Sul, o Grêmio.

Do clássico disputado no Rio, não se esperava tanto do Flamengo, em todos os aspectos. Sua torcida ocupou três quartos do Maracanã e o time dentro de campo mostrou uma infernal vontade de ganhar. Para completar, o surpreendente Hernane (foto), que jogou aqui no Toledo e no Paraná Clube, marcou também três quartos dos gols desta arrasante goleada de 4 a 0. Ficou bem claro que o Flamengo de Jayme de Almeida está crescendo, enquanto o Botafogo de Oswaldo de Oliveira cada vez joga menos. Fora da Copa do Brasil, o Fogão corre também o risco de perder seu lugar entre os quatro melhores do Brasileirão e a vaga na Libertadores. Nem Seedorf está resolvendo. Parece que o seu repertório acabou.

Mas o jogo que mexeu mais com o povão em todo o País foi o que marcou uma nova eliminação do Corinthians nesta temporada de 2013. Já está sem chance de classificação para a Libertadores, pois é apenas o 12º colocado do Brasileirão. E agora cai fora também da Copa do Brasil, com a derrota nos penaltis para o Grêmio.
É necessário destacar que os dois times se enfrentaram três vezes nos últimos dias e só marcaram um gol, aquele anotado pelo Barcos no 1 a 0 válido pelo Brasileirão. Os dois jogos pela Copa do Brasil, terminaram sem gols. É muita incompetência.
E até nos penaltis que decidiram a parada, ontem na Arena Gremista, os números assustam. Dez cobrados e apenas cinco convertidos. As cobranças de Barcos, Danilo, Edenilson e especialmente Pato foram ridículas. Nem amadores cobram penaltis tão mal.
Mas o Grêmio pelo menos ganhou e se classificou. Pior foi o Corinthians, que voltou a mostrar uma inexplicável ruindade. Tenho defendido a permanência de Tite, mas pelo que vi ontem, não há mais condições para a sua continuidade no Timão.
Porém não é só o Tite que tem culpa nesta história. Quatro ou cinco jogadores do grupo terão que ser afastados. Dois nomes me chamam mais a atenção. Quando Douglas voltou a ser titular, escrevi aqui que ele iria arriar o time do Corinthians, repetindo o que fizera quando esteve no Grêmio. E esse menino Pato não pode mais ser levado a sério. É um garoto bôbo, "pegador" de mulheres bonitas e famosas, e que vem enganando há muito tempo como jogador de futebol. Falta-lhe inclusive responsabilidade, porque cobrar um penalti decisivo daquele jeito é coisa de moleque. E nem, cara de voltar com a delegação para São Paulo ele teve. Permaneceu em Porto Alegre.
Aliás, correm rumores de que Corinthians e Inter estariam negociando uma troca: Pato por Leandro Damião. Só se os dirigentes gaúchos forem muito trouxas. Damião está em má fase. Pato está na profissão errada.