Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 19 de outubro de 2013

Se preparem porque o pau vai quebrar

        O que se viu ontem à noite em Belém do Pará, me parece ser o modelo do que deve acontecer a partir de agora no Campeonato Brasileiro, tanto na Série B como na Série A. O jogo entre o Paysandu local e o Avaí, de Florianópolis, teve que ser encerrado aos 37 minutos do segundo tempo, por absoluta "falta de segurança". Vendo seu time perder de 2 a 0 e mergulhar cada vez mais na zona de rebaixamento, a torcida paraense começou a jogar objetos para o gramado. A polícia ainda tentou acalmar os ânimos, mas a pressão foi crescendo e o jeito foi parar o jogo.
       Os jogadores do Paysandu, com medo de seus torcedores, foram os primeiros a correr para o vestiário. Pintou então uma ameaça de invasão do gramado, com duas bombas jogadas em direção dos policiais. A situação ficou extremamente perigosa e o árbitro Grazianni Maciel Rocha não teve outra alternativa senão a de encerrar a partida. Como já estávamos a menos de 10 minutos do final, o resultado (2 a 0) deve ser confirmado pela CBF. Foi uma noite tensa. Antes do jogo, um torcedor já havia aparecido morto, com uma bala na cabeça. E no meio da confusão, tentaram provocar um incêndio no estádio, através do corte de cabos.

                                             A polícia entrou no gramado em Belém

           Mas o tumulto não terminou aí. Carros dos jogadores e dos dirigentes, que estavam estacionados no estádio da Curuzu,  foram depredados. Os dirigentes do Paysandu tiveram que se movimentar para evitar que a sede social do clube fosse também atingida pela ira da torcida. E a Polícia de Choque teve que trabalhar até a madrugada.  

          Acho que podemos esperar novas manifestações de violência já a partir deste domingo,  então envolvendo os clubes da Série A.  A 30ª rodada nos traz jogos que podem ser considerados como perigosos. Já hoje à noite, o Corinthians disputa uma partida tensa, contra o Criciuma, que costuma se apresentar bem quando atua fora de casa.  Se o Tïmão não ganhar, vai haver confusão, podem crer.

        No Rio Grande do Sul, teremos um Grenal nervoso, em Caxias do Sul, às quatro da tarde. É lá que o Inter está mandando seus jogos. Os dois clubes passaram a semana brigando por causa de ingressos. O Colorado queria que apenas 500 gremistas tivessem o direito de ver o jogo, mas a pressão foi enorme e hoje foram liberados mais 800 bilhetes para os tricolores. Uma coisa é certa: se o Inter perder, sua torcida vai explodir. É briga na certa, de torcedores contra jogadores e dirigentes. Não perco esse jogo (pela TV) nem por decreto.

         Mas aqui no nosso Paraná, o bicho também pode pegar, se o Coritiba for derrotado pelo virtual campeão Cruzeiro. É que em caso de vitória do Vasco sobre o Botafogo, os coxas entram na zona de rebaixamento se não derem um jeito de ganhar dos mineiros. A torcida alvi-verde está terrivelmente nervosa.
 
         Outro jogo que pode acabar em confusão é o clássico carioca. O Vasco ficará mais perto da Série B, se a vitória não vier. Mas o Botafogo também está irritando sua torcida. A derrota para o Vitória no meio da semana deixou os alvi-negros malucos. Será um teste para cardíacos, no Maracanã.
          E até o jogo Bahia x São Paulo, na Fonte Nova, tem cheiro de bronca. Os dois times estão separados por apenas um ponto, ambos ameaçados pelo rebaixamento. Os baianos ficarão muito perto do Z4 se forem derrotados. E os são-paulinos também.
           Além de todos esse aspectos, é preciso considerar que os brasileiros estão brigando por qualquer bobagem. E que os Tribunais estão de olho nos marginais que andam pelas arquibancadas, espalhando a violência e o terror.
             Tomara que o domingo seja de calmaria, mas algo me diz que o pau vai quebrar !
         
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário