Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Papa Francisco se despede do Chile


         
          Papa Francisco celebrou nesta quinta-feira sua 3ª missa no Chile, desta vez em Playa Lobitos, na cidade de Iquique, última etapa de sua visita ao país. Por sua localização, no norte do país, a 1,8 mil km de Santiago, Iquique é uma cidade de imigrantes, um dos temas centrais da 6ª visita do Papa à América Latina. Francisco disse que o local abriga povos de diferentes culturas e alertou para situações de exploração e injustiça.

O Chile é um país que recebe muitos imigrantes, principalmente por sua fronteira norte, por onde há um intenso e irregular ingresso de estrangeiros provenientes da Colômbia, do Haiti, da República Dominicana e do Equador, segundo a France Press.
Mais de meio milhão de estrangeiros vive, atualmente, no Chile em situação legal, segundo dados oficiais, ou seja, 3% da população de 17,5 milhões. De acordo com números divulgados pela imprensa local, apenas no ano passado cerca de 105 mil haitianos e mais de 100 mil venezuelanos chegaram ao território.

Acidente com policial

À caminho para a missa, o Papa desfilou no Papamóvel por ruas de Iquique saudando fiéis. No trajeto, Francisco desceu do Papamóvel para ajudar uma policial que caiu do cavalo em que estava quando passou ao lado do pontífice.

              Papa Francisco desceu do Papamóvel em Iquique para falar com policial que caiu ao cavalo (Foto: HO/Comissão Nacional para a visita do Papa e canais chilenos/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário