Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

P E R I G O !!!

Comer pílulas de detergente é 
a nova moda. Mas elas matam !
               Tide Pod Challenge é o nome da nova “moda” da internet: a ingestão de cápsulas de detergente. Inegavelmente perigosa, a “moda” pode causar vômitos e dificuldades respiratórias, e pode até matar.
                  A nova “moda” consiste no compartilhamento de vídeos nos quais os jovens comem cápsulas de detergente para roupas, chegando até a preparar refeições com as cápsulas.   A internet chama de “desafio”, mas estas modas da internet nada mais são do que autênticos perigos para os adolescentes. Após a sucessão de casos de vítimas graves do “Desafio da Água Quente” e do “Baleia Azul“, apareceu mais uma onda que pode ser fatal e colocar em risco a vida dos jovens que as experimentam.
                O conteúdo das cápsulas de detergente pode ter consequências graves para a saúde de quem ingeri-las. Segundo as pesquisas, as cápsulas de detergente para roupas têm várias substâncias embaladas em plástico que se dissolvem quando entram em contato com água e que são prejudiciais à saúde.
                  As cápsulas podem incluir detergente em pó, amaciador e até água sanitária. Esta perigosa moda, popular nos EUA, ganhou o nome do detergente Tide devido às embalagens coloridas. No entanto, existem muitas marcas que utilizam o mesmo tipo de embalagens individuais.
                  A ingestão destas cápsulas pode provocar problemas respiratórios, confusão mental, vômitos e diarreia. A empresa que detém a Tide, Procter and Gamble (P&G), já reagiu com um alerta através de um comunicado compartilhado pela mídia norte-americana.
                  “Nossos recipientes de roupa são detergentes altamente concentrados que são projetados para serem lavados e usados com segurança em milhões de casas por dia. Só devem ser usados para lavar roupas e devem ser armazenados longe de crianças, independentemente da circunstância, mesmo que seja para uma piada”-  disse a empresa.
                      Em 2012, os Centros para o Controle de Doenças (CDC) publicaram um relatório sobre os riscos de ingerir estas cápsulas depois de várias crianças terem se sentido mal. De acordo com o CDC, a ingestão tem maiores efeitos colaterais do que a exposição ao detergente normal.
No Twitter, surgem também vários utilizadores indignados face à adesão dos jovens norte-americanos a esta “moda” fatal. O site da marca Tide incluiu um vídeo de alerta para esta situação, com um jovem a dizer “Não! O que se passa? As cápsulas são para lavar roupa. Não as comam!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário