Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

O ranking mais fajuto do mundo

       Uma tal de IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) ataca de vez em quando com seu ranking de clubes, invariavelmente cheio de absurdos. Hoje foi divulgado o novo ranking e como sempre, as primeiras posições são ocupadas por clubes europeus, ultimamente os espanhois. A surpresa é que desta vez a Universidad de Chile (LaU) aparece em terceiro lugar. A gente até fica imaginando que os chilenos pagaram  para sair lá em cima na lista.
        O ranking da IFFHS existe desde 1991. O Barcelona já liderou 44 vezes, o Milan 37 e o Manchester United 33. A informação é de que eles somam o número de pontos obtidos por cada clube e a cada 12 meses classificam de acordo com o total de pontos somados. Quem tem mais pontos é o primeiro do ranking e assim por diante. Um critério injusto, sem dúvida. Se o Cincão EC jogar todos os dias, sempre contra equipes fracas, logo ele estará entre o melhores do ranking mundial.
                                Para a IFFHS, o Vasco é o melhor time do Brasil
         Além da LaU, uma outra equipe sul-americana figura entre os dez primeiros: o Velez Sarsfield, da Argentina.  O melhor brasileiro está 10º lugar e não é o Santos, como se deveria imaginar. É o Vasco, que soma 235 pontos. O Santos está em 12º, com 217. O Flu é o 40º, Corinthians 44º, Inter 45º, Flamengo 68º, Botafogo 130º, Coritiba, 135º, São Paulo 193º, Palmeiras 213º, Grêmio 303º, Atlético Mineiro 328º e Atlético Paranaense 378º colocado.
        
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário