Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Sai La Niña, vem aí o El Niño

      Um boletim divulgado segunda-feira pela NOAA (Administração Nacional e Atmosférica), repartição do governo dos EUA para estudos metereológicos e climáticos, anunciou oficialmente que o ciclo do fenômeno La Niña, que provocou a estiagem em algumas áreas do Sul do Brasil, está acabado. O La Niña provoca o resfriamento das águas do Pacífico Central e responde por uma série de disturbios no clima de todo o planeta.
      Mas há o lado ruim das previsões. É que o "primo-irmão" do La Niña está chegando. Trata-se do El Niño, que provoca um efeito inverso, aquecendo as águas do Pacífico Equatorial. Ele traz outro tipo de desarranjo no clima planetário. Em suma, no segundo semestre poderemos ter chuva em excesso, com a volta das terríveis enchentes.  Mas isso só deve ocorrer no final do inverno

Nenhum comentário:

Postar um comentário