Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 21 de março de 2012

É aqui que se aprende a ser presidente

         O Colégio Militar de Porto Alegre completa amanhã 100 anos de existência. Quem entra no Colégio se depara com letreiros extremamente significativos: "CMPA - Colégio dos Presidentes".
 E não há nenhum exagero, pois a escola formou cinco presidentes da República. A primeira turma tinha 80 alunos , que ingressaram em 1912. Dois deles viriam a ser presidentes do Brasil: Humberto de Alencar Castelo Branco e Arthur da Costa e Silva, ambos marechais do Exército. Nesta primeira turma estava também o marechal Amaury Kruel, que depois seria ministro da Guerra (comandante das Forças Armadas). E a cada turma o Colégio Militar de Porto Alegre formava novos futuros presidentes, como Emílio Médici, Ernesto Geisel e João Figueiredo.
     O CMPA é o segundo mais antigo do gênero. Perde em antiguidade apenas o CM do Rio de Janeiro, fundado em 1889, com a República. Mas hoje tudo é bem diferente na escola portoalegrense. Os tempos são outros. Desde 1989, o Colégio aceita meninas. Dos 1.100 alunos atuais, 43% são do sexo feminino. Quem sabe qualquer dia sai uma mulher presidente de lá ?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário