Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Veja aqui como andam as torcidas

         O site ParanáOnline publicou uma pesquisa  sobre os clubes de maior torcida no futebol paranaense. Os times do Interior nem aparecem na matéria. Segundo a Pluri Consultoria, o Atlético tem 1,2 milhão de torcedores (100 mil moram fora daqui) e o Coritiba 1,1 milhão, também com 100 mil morando em outros estados. Já o Paraná Clube teria apenas 300 mil torcedores.
                                        Os atleticanos são a maioria no Paraná
         Certamente, os dados anunciados são discutíveis, mas a matéria traz detalhes importantes, como o fato de que dos 192 milhões de habitantes do Brasil, 151 milhões já têm seu time do coração. Os clubes curitibanos utilizam slogans para tentar alcançar mais torcedores. O Atlético adota o "Te sigo em toda a parte". E o Coxa diz "Amo minha terra, torço pelo meu Estado", certamente tentando impedir que os paranaenses torçam por equipes de outros estados.
           Dos 10.400 milhões de habitantes do Paraná, 4.500 milhões torcem por times de fora e 3.400 milhões não torcem por time nenhum. Portanto, só 2,5 milhões são torcedores de equipes paranaenses. Considerando-se que 2,3 milhões são adeptos dos clubes da Capital, sobram apenas 200 mil para torcer pelo Londrina e demais clubes interioranos.
          Nosso universo é muito pequeno, quando se recorda que o Flamengo tem 29.200 milhões de adeptos e o Vasco 8,8 milhões. O Corinthians tem 25.100 milhões de torcedores. O São Paulo 16.200 milhões e o Palmeiras 12.300 milhões na sua galera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário