Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

O sujo futebol italiano

             Tem muitos torcedores brasileiros que adoram o futebol italiano e vivem acompanhando os campeonatos deles. Não entro nesta lista. Assisto apenas a meia dúzia de jogos por ano, aqueles decidem as copas européias e outras competições importantes. Na verdade, acho que a Itália tem um futebol muito sem-vergonha, que parece seguir o rumo daquelas máfias que por muito tempo deram as cartas no País.
             Podem ver que seguidamente surgem escândalos envolvendo clubes, dirigentes, árbitros e jogadores. A própria Juventus, que acaba de ganhar o título italiano, tem um "passadinho sujo", pois em 2006 foi rebaixada à Segunda Divisão, por ter participado de manipulação de resultados. Perdeu inclusive os títulos de 2004/5 e 2005/6 por conta de um escândalo como o que agora acaba de surgir.
             A Federação Italiana informou hoje que 61 pessoas ligadas a 22 clubes estão sendo investigadas por supostas combinações de resultados. Muita gente teria obtido grandes lucros por meio de apostas esportivas.  Cincoenta e dois jogadores estão envolvidos nas investigações, assim como quatro dirigentes. Os outros cinco suspeitos poderão estar ligados ao setor de arbitragem. Resumindo, tem safadeza em todos os setores. Nada menos do que 33 partidas disputadas em 2011, pela Segunda Divisão e pela Copa da Itália, tiveram seus resultados supostamente manipulados pelos corruptos. Os clubes Atalanta e Siena, que subiram e disputaram a 1ª Divisão de 2012, poderão ser novamente rebaixados pela Justiça.
             E tem brasileiro que vive achando que o futebol italiano é muito melhor do que o nosso. Já tivemos escândalos, inclusive envolvendo árbitros e loterias, mas é raro isso acontecer por aqui. Lá na Itália todo o dia tem sacanagem.
             
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário