Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Londrina e Pelotas tem problemas semelhantes

           A situação chega a ser parecida com a que está ocorrendo em Londrina, desde o incêndio que destruiu o Teatro Ouro Verde. A cidade clama pela reconstrução do seu teatro. Lá em Pelotas, o problema é mais antigo. Há dois anos, as autoridades interditaram o secular Theatro Sete de Abril, que até então era o segundo maisvelho do Brasil em atividade. Uma joia de teatro, com galerias e camarotes, como aqueles que a gente vê nos filmes. Pelotas tem outra casade espetáculos, até bem maior - o Teatro Guarani - mas era no "Sete" que a arte pelotense se encontrava regularmente.
           Apesar de passados dois anos ( e é isto que eu temo que possa acontecer aqui em Londrina), nada foi feito até agora. O laudo apontava o comprometimento do telhado e da estrutura de alvenaria. Afinal, o Sete de Abril foi inaugurado no dia 2 de dezembro de 1833, quando Pelotas ainda era Vila de São Francisco de Paula. O investimento total para restauração está orçado em R$ 8 milhões. Ficam discutindo como ficará o teatro, mas o dinheiro para a obra não aparece.
                                O velho Theatro Sete de Abril está fechado há dois anos   
        Diante da situação, e sem poder entrar no "Sete", os artistas de Pelotas e Região estão montando um palco na rua, em frente ao teatro. Ali, eles vão realizar amanhã, a partir das 17 horas, cerca de 20 espetáculos. Sem o tradicional abre e fecha das cortinas vermelhas e com as poltronas substituidas por cadeiras de praia. Ali vão se apresentar artistas dos mais variados segmentos artísticos, como teatro, dança, circo e música.  Todos querendo chamar a atenção das autoridades. É o tipo de movimento que amanhã ou depois poderá ser feito aqui, se a solução para o Ouro Verde começar a demorar.
             Já foram feitos outros protestos, lá em Pelotas, na luta pelo Sete de Abril. Num deles, as pessoas começaram a formar filas junto as bilheterias, como se estivessem esperandopara comprar ingressos. E a fila contornou o enorme quarteirão que circunda o teatro. Era muita gente. O povo está se mexendo. Vamos ver se os londrinenses não deixam nossa espera chegar a dois anos, como lá.
           

Um comentário:

  1. Amigo Flávio Campos, esperar por dois anos???
    nossa, voce está sendo otimista, se conheço bem as promessas feitas, inclusive pelo nosso governador, que é um homem sério e filho da terra, isso vai longe.
    Acho que deveriamos fazer o mesmo que o pessoal de Pelotas e Região estão fazendo, ou seja, montando palco em frente ao teatro para apresentar as peças teatrais, como forma de protesto, senão vai ser um tal de perícia, sindicância, processo administrativo para apurar as causas,licitação, etc....
    Conheço bem esse blá, blá, blá, pois atuo na área pública a muitos anos.

    TATO - 19/04/2010

    ResponderExcluir