O PIB brasileiro cresceu menos do que a média mundial que, segundo o FMI, foi de 3,8%. O Brasil cresceu apenas 2,7%, (R$ 4,1 trilhões) mas isso foi suficiente para elevá-lo à condição de sexta economia do Mundo. Crescemos mais que países como Estados Unidos (1,7%), França (1,7%), Reino Unido (0,8%), Espanha (0,7%), Itália (0,4%) e Portugal (-1,5%).
Se entendi bem, o que na realidade nos levou a ser a sexta potência mundial foi muito mais a queda dos grandes do que a nossa própria evolução. De qualquer forma, passamos a frente da Grã-Bretanha, com toda aquela pose dos ingleses. Quer melhor do que isso ?
Todos estes dados foram anunciados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o tão badalado IBGE.
Quem sou eu

- Flavio Campos
- Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.
Mesmo sendo a sexta economia mundial, a diferença entre o Reino Unido e o Brasil são gritantes, basta ver o IDH de cada pais, ou simplesmente olhar para o rosto dos Brasileiros e dos Ingleses.
ResponderExcluir