Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Que bicho é esse ? (2)


          O animal que nós vamos identificar esta semana é um mamífero que vive em ambientes úmidos, próximos a rios ou a beira do mar. Ele dorme durante o dia e sai à noite para caçar. Alimenta-se de peixes, insetos, répteis, crustáceos e de pequenas aves. O período de gestação é de dois meses, podendo ter de um a cinco filhos.
          Os filhotes mamam até os seis meses de idade e assim, mãe e filhos vivem em bandos. O macho só aparece para acasalar. Vivem de seis a oito anos, mas o risco de extinção é grande, porque sua pele é bastante comercializada. Nadam muito bem, chegando a atingir 12 km/h enquanto nadam. Podem ficar submersos durante 8 minutos.
           Seu comprimento pode chegar a um metro e vinte centímetros, incluindo a cauda. Seu peso em média é de 20 quilos, quando adulto.
            Pode ser encontrado em todo o Brasil e em toda a América do Sul.  Qual é o seu nome ?

A resposta será conhecida na próxima segunda-feira. Mande a sua opinião por comentários aqui mesmo no blog, por e-mail  flaviolacampos@hotmail.com  ou pelo telefone (43)33041021.

               RESPOSTA DO TESTE ANTERIOR

Na semana passada, quando abrimos este espaço, o bicho escolhido foi este da foto abaixo. Dezesseis leitores tentaram acertar o nome dele. Nenhum deles conseguiu. E eu também não conhecia. Trata-se do  ZABELE ou  ZABELÊ, cujo nome científico é Crypturellus Noctivagus. Quatro leitores (Dalbi, Nininho, Rogério Fischer e Danúbio) passaram perto, pois disseram que o bichinho era um "Jacu", cujo nome científico é Penelope ochrogaster. Mas é da mesma família. O Zabele é só um pouquinho maior.

Um comentário: