Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

 Tem louco pra tudo !


                 


                       Pode parecer loucura para uma pessoa qualquer. Mas há quem entenda Leonardo Dornelles, à direita na foto acima. Afinal, não pagar uma promessa pode trazer maus agouros no futuro. E este gremista é homem de honrar o que promete. É só ver a caminhada anterior de 100 quilômetros após o título da Copa do Brasil. Mas o representante comercial de 33 anos foi como  Tri da América e não viu fronteiras. Resolveu ir fazer uma visita ao técnico Renato Gaúcho no Rio de Janeiro. A pé, como diz o hino gremista, por mais de mil quilômetros.


                    Foram 35 dias de caminhada do cônsul gremista de Novo Hamburgo, cidade na região metropolitana, desde Porto Alegre. Mais precisamente desde a Arena do Grêmio. O torcedor saiu no dia 9 de dezembro do estádio gremista, acompanhado do amigo Wagner Kunrath, incumbido de ajudá-lo com água, alimentação e incentivo, com o destino traçado. Percorreu cerca de 1.200 km, segundo seus cálculos, até chegar ao habitat natural de Renato, ídolo máximo do Tricolor, comandante de dois dos três títulos da Libertadores, um no campo e outro no banco de reservas. O encontro ocorreu no sábado, já intermediado pelo clube.

                    " Foi muito de boa, quando nós chegamos ele falou: chegou o pagador de promessa”! Brincamos um pouco, comentamos qual seria a próxima promessa e perguntei qual seria o próximo título. Ele falou para deixar passar algumas coisas que ele ia poder responder (risos). Estava programado o encontro, ocorreu no Posto 9. Jogamos fut-vôlei, trocamos ideia, ele na água de coco, eu na cerveja. Fiquei do meio-dia acho que até às 20horas. É claro que não todo o tempo com ele. Mas ficamos ali convivendo bastante. No final antes de ir embora agradeceu, deu tchau - contou Dornelles ao GloboEsporte.com.

                Foram 35 paradas até o Rio de Janeiro. O andarilho tricolor iniciava suas caminhadas cedo pela manhã, entre 6h30 e 7horas. E seguia até próximo das 10h. Depois, parava em casas de cônsules do clube, em contato feito também pelo Grêmio, e voltava a caminhar após as 16horas. Segundo Dornelles, a média era de mais de 30 km por dia, embora na reta final o esforço tenha sido maior. Na primeira parte do trajeto, perdeu seis quilos. De carro, Kunrath o seguia de perto - será com esse veículo que eles retornarão do Rio.

                 O trajeto percorreu BR-290, no Rio Grande do Sul, RS-389, BR-101, Serra da Graciosa, BR-410, BR-116 e depois BR-101 outra vez, que se transforma na estrada Rio-Santos em mais de 1600km percorridos. A crença no Tri da América veio cedo. Em março, em uma discussão em grupo no Facebook, via os gremistas desacreditados com a temporada. E fez a aposta. No apito final em Lanús, na Argentina, foi imediatamente zoado por todos os seus amigos.

              " Eu prometi em março, no início do ano. Estávamos em uma conversa de um grupão do Grêmio, aí um monte de gente desacreditando no time e eu apostei com um cara. Falei: "eu vou até o Rio a pé". Eu estava em Lanús, no estádio. Os meus amigos tudo já rindo de mim, me zoando. E eu falando "vou fazer", não importa" - ri Leonardo.

                   No final do ano passado, Dornelles havia caminhado da Arena do Grêmio até Osório, cidade onde residente o presidente Romildo Bolzan Júnior, no Litoral norte gaúcho, em caminhada de cerca de 100 quilômetros. Mas a chegada ao destino ocorreu antes da virada do ano. Neste caso, o gremista passou a virada do ano em Registro, em São Paulo. O Natal foi em Joinville, com a família de Pingo, capitão do título da Copa do Brasil em 1994.

                  " Vou dizer, foi fundamental a experiência mais curta para fazer essa mais longa. Sou um cara que pratico muito esporte, jogo tênis, futebol, nado, algumas lutas. E tudo vai ajudando" - completou.

                        Dornelles agora retorna do Rio de Janeiro na terça, com chegada prevista para quarta-feira em Porto Alegre. Feliz por cumprir mais uma promessa, apesar do esgotamento físico. E com a pergunta feita a Renato na cabeça: qual será a próxima? É esperar para ver. 


                          Cá pra nós, o fanático gremista pagou sua promessa, mas incomodou um bocado de gente, hein ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário