Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 13 de fevereiro de 2016

CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE


         " S e g u i n d o  n o   T r e m   A z u l "
                 Com   R O U P A    N O V A

     De: RONALDO BASTOS (letra) 
                   e CLEBERSON HORSTH (música)


                   



                                   Vejam que maravilha de escolha fez a amiga londrinense Devandir Louza (foto), que sugeriu para a nossa série a iluminada canção "SEGUINDO NO TREM AZUL", grande sucesso da banda ROUPA NOVA, lançada em 1985 pela RCA, e tocada até hoje por todo o Brasil.
 
                                   Uma dupla de admiráveis e talentosos compositores escreveu "Seguindo no Trem Azul" que veio a público juntamente com outras músicas lindíssimas, como "Dona",  "Linda Demais",  "Sonho",  "Show de Rock'n Roll" e outras, no disco encartado nesta capa que vemos abaixo.



          RONALDO BASTOS escreveu esta maravilhosa letra que vemos abaixo,  musicada por CLEVERSSON HORSTH. Vamos cantar com eles :









Confessar sem medo de mentir
Que em você encontrei inspiração
Para escrever
Você é pessoa que nem eu
Que sente amor
Mas não sabe muito bem
Como vai dizer

Te dou meu coração
Queria dar o mundo
Luar do meu sertão
Seguindo no trem azul

Toda vez que for assoviar
A cor do trem é da cor que alguém fizer
Que você sonhar
Não faz mal não ser compositor
Se o amor valeu
Eu empresto um verso meu pra você dizer

Só me dará prazer, se viajar contigo
Até nascer o sol, seguindo no trem azul
Te dou meu coração, queria dar o mundo
Luar do meu sertão, seguindo no trem azul

Vai lembrar de um cara como eu
Que sente amor
Mas não sabe muito bem como vai dizer
Hum...
Só me dará prazer se viajar contigo
Até nascer o sol, seguindo no trem azul
Hum..
Te dou meu coração, queria dar o mundo
Luar do meu sertão, seguindo no trem azul
Seguindo no trem azul
 
 

Cleberson Horsth ,  nascido em Manhumirim, Minas Gerais,  66 anos, é o pianista e vocalista do grupo carioca Roupa Nova. Horsth também toca teclado, órgão, violão, acordeon e canta. Entre suas influências, estão os Beatles, Toto, Carpenters e Sivuca.
 
                  Cleberson tem formação erudita, mas seu início no mundo musical foi através de seu pai, que tocava acordeon. Um dia pediu a seu pai um acordeon meio que na brincadeira, mas seu pai acreditou, comprou o instrumento e o fez ter aulas particulares. Sua professora até tentou fazê-lo tocar piano, mas não teve conversa, continuou os estudos de acordeon. Quando já estava quase tocando profissionalmente, surgiram os Beatles, e ele então quis aprender a tocar violão, mas também não era a área dele. Em um conjunto, um dos integrantes virou para o Cleberson e falou para ele tocar órgão. Então ele pegou gosto e aprendeu com uma professora de piano.
 
                 Estudou na Escola Nacional de Música, fez aulas particulares com a intenção de se preparar, pois queria mesmo trabalhar no campo da música.  Foi o ponto de partida para o Cleberson no Roupa Nova




                          Ronaldo Ribeiro Bastos, 68 anos, nasceu em Niterói e é um dos maiores letristas da MPB.  Fez parte do Clube da Esquina, juntamente com Milton Nascimento, Beto Guedes, Wagner Tiso, Lô Borges e Márcio Borges, a partir de 1967, e é autor de vários sucessos da música popular brasileira.

                            Foi  parceiro de Ed Motta, Tom Jobim, Edu Lobo, Dori Caymmi, Flávio Venturini e Lulu Santos, entre outros. Em 1989, lançou o disco Cais, pelo selo Dubas, com vários artistas como Caetano Veloso, Simone Gal Costa, Tom Jobim, Chico Buarque e Paralamas do Sucesso cantando suas composições.

                            Participou da elaboração da trilha sonora da minissérie "O Tempo e o Vento" exibida em 1985.  Fez, com o guitarrista e compositor Celso Fonseca, três discos unicamente com canções de ambos: Sorte (1994), Paradiso (1997) e Juventude/Slow Motion Bossa Nova (2002), cuja faixa-título foi trilha sonora de um comercial de televisão de sandálias estrelando a modelo brasileira Gisele Bundchen.
 
                         Seu parceiro musical mais assíduo é o cantor Beto Guedes, com quem compôs grandes clássicos da música popular brasileira, como Amor de índio, Lumiar, O sal da Terra, dentre outros.  Também compôs em parceria com Lulu Santos vários dos maiores sucessos deste, como Um Certo alguém.

                    Ronaldo Bastos é um dos principais compositores da música brasileira, dada a qualidade de suas composições com inúmeros músicos dos mais diferentes estilos. Na relação de
intérpretes de suas canções figuram vários artistas e grupos, como Sandra de Sá, Ed Motta, Ângela Maria, Nouvelle Cuisine, Adriana Calcanhoto, Marina Lima, Titãs, Paralamas do Sucesso, Elis Regina, Flávio Venturini, Maria Bethânia, Cauby Peixoto, Gilberto Gil, Johnny Alf, Tim Maia, Edu Lobo, Nana Caymmi, Caetano Veloso, Gal Costa, Ney Matogrosso, Beto Guedes e Sarah Vaughan, entre outros.





 
                      Amplamente reconhecida por  todo o Brasil,  Roupa Nova é uma banda brasileira formada na década de 1980 no Estado do Rio de Janeiro, e que ainda  hoje encontra-se em plena atividade.

 
A banda nasceu  formada por Paulinho (percussão e vocal), Serginho (bateria, voz e vocal), Nando (baixo, voz e vocal), Kiko (guitarra, violões e vocal), Cleberson Horsth (teclados e vocal) e Ricardo Feghali.   O conjunto surgiu devido mudanças ocorridas após 1978 no grupo chamado Os Famks, e desde aí mantém até hoje a formação. São os atuais recordistas em trilhas sonoras de novelas (32 temas no total). Estrearam seu selo próprio em 2004, o "Roupa Nova Music".

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário