Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

C  A  R  N  A  V  A  L   !




               DESFILES DO GRUPO ESPECIAL
        COMEÇAM HOJE EM SÃO PAULO

                                
      ( A Pérola Negra abre a festa, às onze e quinze da noite )



As escolas do Grupo Especial do carnaval paulistano desfilam na sexta-feira (5) e no sábado (6) no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da cidade. Os desfiles do grupo de acesso serão no domingo (7). A apuração dos votos ocorre terça-feira (9), quando serão anunciadas as campeãs de 2016.
 
O programa de hoje, no primeiro dia do Grupo Especial
 
 
Pérola Negra – Às 23h15 desta sexta-feira (5), a Pérola Negra vai abrir os desfiles do carnaval paulista. Pelo regulamento da Liga Independente das Escolas de Samba, o primeiro desfile cabe à vice-campeã do grupo de acesso do ano anterior. Neste ano, a escola homenageia a história do bairro onde está sediada: a Vila Madalena. Serão lembrados os índios e negros que, fugidos da escravidão, se refugiaram na região. As alas e o enredo se desenvolvem até os tempos recentes, quando o bairro passou a ser ocupado por intelectuais e artistas.
 
 
Unidos de Vila Maria (0h20) – Índios, piratas e navegantes fazem parte do enredo da segunda escola que desfilará no Sambódromo do Anhembi. Elaborado pelo carnavalesco Alexandre Louzada, o tema conta a história de Ilhabela, destino turístico do litoral paulista. Lendas, mistérios e sedução é um dos versos que dão o tom do enredo que a Unidos de Vila Maria levará à avenida.
 
 
Águia de Ouro (1h25)- Ave Maria Cheia de Faces é o tema do enredo do terceiro desfile do primeiro dia do carnaval paulistano. Mais do que uma ode à mãe de Jesus Cristo, os carnavalescos Douglinhas, Juca, Izanzinho, Cuca e Pelezinho tratam dos sentimentos da feminilidade e maternidade.

 
Rosas de Ouro (2h30) – A tatuagem e a arte corporal são os temas do enredo da Rosas de Ouro. O hábito de gravar desenhos no corpo será relembrado desde as origens ancestrais da prática. Os diferentes significados da pintura permanente na pele também serão lembrados no desfile: amuleto, proteção, ritual de passagem, devoção religiosa, prova de amor e vaidade.
 

 
Nenê de Vila Matilde (3h35) - A atriz, cantora e dançarina Cláudia Raia será homenageada pela escola. O desfile começa com a descoberta da vocação da artista, ainda na infância, na academia de dança da mãe. As alegorias passam pelo início da carreira de Cláudia como dançarina, e evoluem com a chegada ao cinema e aos trabalhos na televisão.
 
 
Gaviões da Fiel (4h40) - É Fantástico! Imagine, admire e sinta! é o tema do enredo da Gaviões neste ano. Com inspiração em romancistas, dramaturgos e até no espiritismo, a escola faz uma reflexão sobre a criação do homem no universo e o papel da imaginação nessa existência. A fantasia é apresentada como força criadora e caminho para o entendimento da realidade.

 
Acadêmicos do Tatuapé (5h45) – Neste ano, a escola faz uma homenagem à escola de samba carioca Beija-Flor de Nilópolis, agremiação que compartilha as cores (azul e branco) e o padroeiro - São Jorge. As alegorias fazem referência aos desfiles da escola carioca que, ao longo de sua história, alcançou 13 títulos e 12 vice-campeonatos.




                        GLOBO VAI MOSTRAR
                    O SAMBA PAULISTA




                   A transmissão da Globo no Carnaval de São Paulo acontece hoje e amanhã, com Chico Pinheiro e Monalisa Perrone à frente da narração. Os apresentadores terão a companhia dos comentaristas Celso Viáfora, Alemão do Cavaco e Ailton Graça.
               
                   Durante os dois dias de desfile, 13 repórteres vão trazer informações da concentração, da dispersão, do meio da Avenida e dos camarotes. André Azeredo se junta a Marcio Canuto na missão de mostrar a animação do público que lota as arquibancadas populares.
 

 o x o x o x o
 
 
                         NA SAPUCAÍ, COMEÇA
             A "SÉRIE A" CARIOCA



            A televisão também estará presente no Rio de Janeiro, com a transmissão dos desfiles da Série A que acontecem hoje e amanhã.   Pelo quarto ano consecutivo, Alex Escobar e Mariana Gross repetem a dobradinha na narração dos desfiles, com os comentários do carnavalesco Chico Spinoza e dos músicos Arlindo Cruz e Pretinho da Serrinha. Além disso, Milton Cunha vai para a Avenida na sexta e no sábado como repórter especial.
 
            No domingo e na segunda-feira,  Fátima Bernardes e Luis Roberto comandam juntos a transmissão do desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Repetindo o sucesso dos dois últimos carnavais, a dupla de narradores estará no estúdio com os comentaristas Milton Cunha, Eri Johnson e Pretinho da Serrinha.
 

                                                                X O X O X O X



               Vejam esta curiosa notícia do "site g.1"
          sobre um novo bloco que  agita o Rio




Os celulares começam a vibrar e apitar, ainda de manhã cedo ou já tarde da noite: enfim, os músicos do Amigos da Onça revelam aos amigos a que horas o bloco vai iniciar o cortejo. A notícia se espalha de boca em boca, de aparelho em aparelho. É a forma encontrada para celebrar a festa sem muito tumulto, alheia aos foliões de primeira viagem.
 
Em poucas horas, milhares deles estarão megafantasiados pelas ruas do Rio cantando marchinhas de carnaval antigas e algumas mais recentes. Pelo menos duas delas ("Amigos da Onça" e "Beija-Flor"), criadas pelos próprios músicos do bloco, já começam a ganhar o carnaval como se dele sempre tivessem feito parte. Emendadas numa "Jardineira" ou em um "Índio Quer Apito", as candidatas a marchinha-chiclete parecem incorporadas ao inconsciente coletivo.
 
 
O bloco tem até ala coreografada — as "oncetes", de rostos e roupas malhadas. Quem se fantasia com um simples chapéu ou um óculos colorido corre o risco de parecer um alien em meio a tanta gente caracterizada. Mas, em meio ao sucesso, o Amigos da Onça vive o dilema dos cortejos que caem no gosto popular: como custear um desfile apoteótico sem ter prejuízo e nem tomar as proporções gigantescas de um Bola Preta?
 
 
"A gente gosta de tentar preservar nossa espontaneidade. Pensamos que ser maiores nos traz mais preocupações, mas crescer é inevitável. Nosso objetivo não é crescer nem diminuir. Queremos um desfile 'salvável', que não seja apertado e que nem tenha confusão", explica Iara Cassano, uma das dançarinas e organizadoras do cortejo.
 
 
Para sobreviver, os Amigos da Onça recorreram ao crowdfunding no ano passado — um sistema de arrecadação pela internet onde quem doa recebe benefícios. Em 2016, a porcentagem da bilheteria um show no Circo Voador possibilitou mais um desfile. Ao lado do Cordão Boitatá, um dos blocos mais famosos da cidade, os Amigos da Onça se apresentaram em um palco histórico. E lá, novamente, tiveram o prazer de ouvir um bloco "das antigas" incorporando suas marchinhas no repertório.
 
x o x o x o x
 
 
Enquanto isso, em Londrina...
 
Como já vem ocorrendo há vários anos,  o Carnaval de Londrina fica mais uma vez limitado ao esforço de alguns apaixonados, promovendo ações isoladas que pelo menos não deixam morrer de vez na cidade a maior festa popular do Brasil.
 
Para as crianças ainda existe uma programação mais animada, organizada pelo Sesc Cadeião, por clubes que promovem batucadas e pelo Bloco Bafo Quente.
 
A Folha de Londrina dedica uma página na sua edição de hoje ao modesto carnaval londrinense. Confira a programação.  Entre outras coisas, estão marcadas algumas oficinas de adornos, máscaras, etc. Mas carnaval de verdade nas ruas, nem pensar.  Não é hora de oficina, é tempo de sambar !

Nenhum comentário:

Postar um comentário