Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 29 de março de 2015


          Sou apaixonado pela canção que abre esta postagem. "AHIÊ" não é nada. Pode ser o lugar onde eu moro,  pode ser o meu jeito de chamar alguém. E pode ser como eu chamo o meu amor. Enfim, pode ser o que eu quiser que seja. Lindo isso, não ?         Curta que gracinha de canção
                                                      
                                      J O Ã O    D O N A T O
         Não consigo encontrar outro músico que me fascine tanto quanto esse acreano iluminado

                                                         

 
 
Me arrepia pensar que João Donato de Oliveira Neto já está com 80 anos de idade. Não gostaria de um dia ter que abrir mão da sua companhia. Ouço sempre os seus discos.  Um pianista fantástico, acordeonista, arranjador, compositor e que ainda canta com sua voz curta e simples, mas extremamente afinada.
 
O mais curioso é que, embora tenha sido amigo chegado dos maiores expoentes da Bossa Nova, como João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Johnny Alff,  Donato nunca se enquadrou como uma bossanovista, mas sim como um músico muito criativo que viveu toda a sua vida preocupado em promover fusões musicais de jazz com música latina.
 

Nascido em Rio Branco, no Acre, filho de um major da aeronáutica, João já tocava acordeon aos cinco anos de idade. A família era cheia de músicos. O pai tocava bandolim, a mãe cantava, a irmã mais velha só pensava em ser concertista de piano. E o caçula Lysias pendeu para as letras e se tornou o principal parceiro de Donato nas composições.
 

Atrás das imaginadas fusões musicais, João Donato correu praticamente o mundo inteiro.Morou no Rio, onde aos 17 anos era o namorado de Dolores Duran, que já tinha 21. Deixou dela para ir morar no México, sempre atrás de sua paixão maior, a fusão musical.  Morou também em São Paulo, mas não parava em lugar nenhum. Seis semanas em Nevada, no Cassino Lake Tahoe. E um giro pela Europa inteira, acompanhando João Gilberto.
A prioridade de João Donato sempre foi a música instrumental, na qual deitava e rolava no seu piano. Suas composições eram só musicais.  Foi o saudoso cantor Agostinho dos Santos que um dia conseguiu convencê-lo a colocar letras nas suas canções. E foi a partir daí que João passou a ter parceiros como Gil, Martinho, Chico Buarque, Caetano, Cazuza, Arnaldo Antunes, Aldir Blanc, Paulo Cesar Pinheiro, Marcos Valle, Gutemberg Guarabyra e um monte de outros.
 
Impossível citar aqui todas as canções que João Donato fez. A minha sugestão é para que o amigo procure uma coletânea da obra que este homem já fez e continua fazendo. Mas se apresse. Afinal ele já passou dos oitenta, e nunca se sabe. Peço a Deus que ele fique pelo menos até os cem anos, fazendo a nossa música mais feliz. E tocando e comandando a sua banda,  como nesta música que fecha a nossa postagem:  'NASCI PARA BAILAR"
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário