Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Estamos em Marte !

      A missão mais ousada da história da exploração não tripulada de outros planetas teve o seu sucesso confirmado pela Nasa (agência espacial americana) nesta madrugada. O jipe-robô Curiosity aterrissou com segurança na superfície de Marte, após uma sequência de manobras durante boa parte da madrugada.
  
      A entrada na atmosfera de Marte foi um processo descrito pela Nasa como "sete minutos de terror". Mas a aterrissagem foi confirmada por volta das 2h40m. E minutos depois o Curiosity já enviou as primeiras fotografias em preto e branco, mostrando a superfície do planeta e também o reflexo das rodas do equipamento.

     
         A Nasa divulgou uma montagem que mostra o robô Curiosity, um veículo do tamanho de uma caminhonete, que pesa 907 quilos e ficará dois anos em Marte, estudando o planeta vermelho.   A travessia até lá levou oito meses. Foram percorridos 566,5 milhões de quilômetros e a missão custou US$ 2,5 bilhões.
          Nos próximos meses, deveremos ter muitas imagens marcianas e muitas informações novas sobre este planeta que sempre fascinou a imaginação humana. Afinal, sempre imaginamos encontrar um marciano em nosso caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário