Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cineasta morre no dia do aniversário

         Ontem, exatamente no dia em que completava  67 anos, o cineasta, roteirista, ensaísta e professor Carlos Reichenbach faleceu em São Paulo. Ele passou mal em casa e  foi levado ao hospital, onde morreu de causa ainda não divulgada.
         Na verdade, Carlão (como era conhecido) teve cumprido um dos seus maiores desejos: morrer trabalhando. É o que ele vinha fazendo normalmente, e a notícia de sua morte foi recebida por todos com grande surpresa, embora ele enfrentasse problemas cardíacos e de visão.
         Considerado um mestre na arte do cinema, Carlos Reichenbach nasceu em Porto Alegre, mas foi ainda bebê para São Paulo, onde estudou na Escola de Cinema São Luiz. Seus primeiros longas surgiram no fim da década de 60: "As Libertinas"  e "Audácia, a Fúria dos Desejos".
          Dirigiu ao todo 22 filmes, entre os quais alguns títulos cultuados, como "A Ilha dos Prazeres Proibídos",  "Império do Desejo", "Anjos do Arrabalde" e "Alma Corsária". Foi um dos precursores do cinema marginal.  Seu último filme foi "Falsa Loura", e ele ainda atuou como diretor de fotografia em outros 38 longas. Reconhecido internacionalmente, teve uma mostra de sua obra exposta em Roterdã, na Holanda.
            Carlão também foi professor de cinema da USP, e era casado com Lygia Reichenbach, deixando três filhos e uma neta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário