Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Desta vez, encerraram a carreira de Belinati

          Parece que desta vez a carreira política do ex-prefeito Antonio Belinati está definitivamente encerrada. Com quase setenta anos de idade, ele perde os seus direitos políticos por 10 anos. É o mesmo que decretar que ele nunca mais vai concorrer a nada.
           Quero deixar claro que não estou acusando nem defendendo Belinati. Apenas nunca entendi direito o que houve na verdade com  suas administrações e especialmente com tantas acusações contra ele. O homem se livra de uma, e logo aparecem com outra, mais parecendo uma maneira de manter Belinati fora das campanhas eleitorais. Até porque, se deixarem ele concorrer , ele certamente ganha.
            O que ocorre é que sempre são utilizadas apenas expressões jurídicas (nem sempre claras), impedindo que as acusações fiquem devidamente comprovadas, como seria necessário  para o povo entender o que realmente aconteceu. Muita gente acha, até hoje, que tudo que houve não passou de perseguição política contra Belinati.
            Nas condenações aplicadas a Belinati, sempre surgem detalhes estranhos. Os outros são condenados a devolver o dinheiro que gastaram inadequadamente. Mas contra Belinati, a primeira coisa que fazem é cassar seus direitos políticos.
             Agora mesmo, nesta condenação que pune Belinati, existem detalhes confusos. Outros nomes estão incluidos: seu filho Antonio Carlos, o deputado André Vargas, dezesseis funcionários públicos e o atual  ministro das comunicações Paulo Bernardo. Mas as notícias publicadas dizem, sem maiores explicações, que o nome do ministro foi retirado da decisão final.  Por que?  Ministro não pode ser condenado ?
              Sou contra os políticos que "roubam, mas fazem".  Mas também não aceito que o político seja apenas honesto, porém não faça nada pelo povo. Ser honesto é obrigação. Já para construir boas coisas para o povo é preciso visão e coragem.
              Repito, não pretendo defender aqui o ex-prefeito Belinati. Mas que ele foi o prefeito que mais fez por Londrina desde que eu moro nesta cidade (dezembro de 1964), disto eu não tenho dúvida. Nem José Richa e Wilson Moreira, que também foram ótimos prefeitos, fizeram tanto pelos londrinenses, em todas as áreas.
            Por esta razão é que eu lamento ver um político como Belinati ser simplesmente proibido de continuar sendo político. Se ele fez tanta coisa errada, como dizem, por que que não está preso ?
Aparentemente, porque não interessa. O que seus inimigos querem é apenas mantê-lo fora das disputas eleitorais.
          

2 comentários:

  1. Infelizmente aqui em Londrina, não se respeita a vontade popular, principalmente ao comando do artigo 1º, parágrafo único da nossa Constituição que diz:
    Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição.
    Assim sendo, o Sr. Antonio Casemiro Belinati, está sendo vítima mais uma vez desta justiça lerda e morosa que temos, pois é só o mesmo aparecer liderando pesquisas e lá vem alguma sanção pesada contra ele.
    Quero deixar bem claro, que não estou defendendo o Sr. Belinati,mas acho vergonhoso este desrespeito contra a vontade popular.
    Se ele desviou dinheiro público, fez mau uso da máquina pública, já tinha que ser punido, porque ainda não foi? será que é mesmo perseguição política?
    Acima de tudo temos que respeitar a sua história, pois foi o prefeito que mais fez pela nossa cidade, sem dúvida alguma.
    Se ele fez algo errado, que se dê a punição merecida, mas não só em época de eleição.
    Quer saber mais, já estou de saco cheio para não ser deselegante, pois estou vendo se repetir esse filme de novo em minha cidade do coração.

    TATO - 23/05/2012

    ResponderExcluir
  2. Já até votei no Sr. Belinati, no inicio de sua carreira politica, assim como no Alvaro Dias, mas o que o Belinati fez, ou deixou fazer, na prefeitura nós estamos sofrendo até hoje.
    Belinati é arrojado, mas fazia bondade com chapéu alheio.
    Quero lembrar que Belinati foi condenado por diversas vezes, inclusive quando deputado, e não está preso, porque os advogados vão protelando e também que as cadeias já não cabem mais nem os perigosos bandidos.
    O que acontece é quando aparece uma pessoa carismática as corjas de bandidos se aproximam para ficar no poder.
    O Barbosa também está fazendo boas coisas em Londrina, mas veja o nivel de pessoas que o acompanha.
    Mas não se preocupem que os "roubam, mas faz" vão continuar mandado neste pais e muitos belinatis ainda vão aparecer.

    ResponderExcluir