Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Cruzeiro revive a viagem do Titanic

          O próximo domingo marcará o centenário do naufrágio do Titanic, que colidiu com um iceberg no dia 15 de abril de 1912 e afundou em águas internacionais do Atlântico Norte. Muitos filmes já estão novamente sendo destacados pela televisão. Ontem mesmo, assisti a um documentário bem interessante. Aliás, o assunto é fascinante, embora triste.
           Mas acho que a mais autêntica lembrança do que ocorreu com o famoso transatlântico está sendo  vivida pelos 1.309 passageiros que estão num cruzeiro iniciado ontem. O navio MS Balmoral zarpou ontem do porto de Southampton, na Inglaterra, o mesmo utilizado pelo Titanic para iniciar sua trágica viagem. A rota será a mesma, e o navio foi construido pela Fred Olsen Lines, cuja empresa originária, a Harland and Wolf, construiu o Titanic, em Belfast, Irlanda do Norte.
       Muitos parentes de pessoas que morreram no naufrágio, e de sobreviventes, estão entre os passageiros de agora, ao lado de historiadores e escritores conhecidos. Vários passageiros embarcaram vestidos com trajes da época, como mostra a foto.  Turistas de 28 países estão no MS Balmoral. A passagem por pessoa custou US$9.520.
         O curioso é que, cem anos  depois, o navio gastará dois dias a mais na viagem, porque é menor e mais lento que o Titanic. Durante a viagem, os passageiros poderão assistir a palestras de especialistas em Titanic. E as refeições serão preparadas no estilo dos pratos servidos em abril de 1912. Haverá também um jantar de gala, com o mesmo cardápio servido no navio naufragado.
         Será sem dúvida uma fascinante viagem, embora extremamente mórbida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário