Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Bonsucesso volta depois de 18 anos

                       O desfecho das disputas da Segunda Divisão Carioca está sendo marcado por grande emoção.  Falta uma rodada, mas os dois clubes que vão para a Divisão Principal já foram conhecidos no último sábado. Sobem Bonsucesso e Frigurguense, que vão tentar o título da Segundona no próximo final de semana. O Bonsucesso será o campeão se derrotar o Quissamã, na casa do adversário. Já o Frigurguense joga em casa, com o Serra Macaense, e como está um ponto atrás, precisa ganhar e torcer por um tropeço do time rubro-anil.
                        Desde 1993 o "Bonsuça" não disputa a Primeira Divisão. Volta agora, 18 anos depois, e já pega o Flamengo, dia 22 de janeiro, revivendo um tradicional confronto do passado. No seu estádio, o "Teixeira de Castro", cabem 10 mil torcedores. O "Leão da Leopoldina" foi vice-campeão carioca em 1924, perdendo de 1 a 0 para o Vasco na decisão.
                       Me lembro perfeitamente de acompanhar pelo rádio a grande campanha que o Bonsucesso fez em 1956. O velho Gentil Cardoso assumiu a direção técnica e montou um time com muitos jogadores que brilharam depois em clubes grandes. A escalação era Julião; Bibi e Gonçalo; Décio, Pacheco e Paulo; Milton, Geraldo, Walter Prado, Jair Francisco e Nilo.
                         Em 1968, chegou em quarto lugar no Campeonato Carioca, com o Vasco em quinto, e tirou o título do Flamengo, ganhando por 2 a 0 no Maracanã. O Botafogo acabou sendo o campeão.
                         Já o Friburguense estava na Elite até 2010, quando foi rebaixado. Poucos acreditavam que o time se recuperasse tão rapidamente, porque em janeiro último Friburgo e toda a região serrana do Rio foram afetadas pela tragédia que matou 900 pessoas.
                          O meia Frazão, por exemplo, sofreu na carne a tragédia. Perdeu a sogra e vários amigos vizinhos, num deslizamento de terra. Mas o Frigurguense voltou e no dia 22 de janeiro próximo já estará enfrentando o Fluminense , na rodada de abertura do Carioca 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário