Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Futebol envergonha o Brasil

           Logo após o empate com Cuba, na sexta-feira, escrevi aqui que a Seleção Brasileira de futebol masculino era fraquíssima. Ontem, tivemos a confirmação, na vergonhosa derrota (3x1) para Costa Rica e a consequente eliminação do Pan 2011. O Brasil fez tudo errado. Tirou o que tinha de bom na equipe que ganhou o Mundial Sub 20 e pensou que seria suficiente para ganhar em Guadalajara. O técnico Ney Franco acabou se desgastando com esse fracasso. E mais: nada dá certo quando Mano Meneses mete o dedo. Esse cara é um pé frio. Tira logo ele da Seleção.
            Muitos brasileiros têm a mania de achar que todo mundo é craque no nosso futebol. E não é nada disso. Temos Neymar, Oscar, Lucas e mais dois ou três. Os outros são todos iguais aos que andam por aí, jogando no Flamengo, no Londrina ou no Cincão. Mas os entendidos achavam que não precisávamos dos melhores para brilhar no Pan, e nos fizeram passar esta vergonha.
            Além do mau futebol, o descontrole, como no lance em que o zagueiro brasileiro subiu num lance de cabeça e meteu a mão na bola, cometendo penalti. E o que é pior, a ignorância. A agressão cometida pelo tal Lucas Zen (que de 'zen' não tem nada) no jogador costarriquenho foi mesmo coisa de ignorante. Me fez lembrar o Felipe Melo, que nos "enterrou" na Copa da África do Sul.
             Agora, é voltar pra casa, curar as feridas e repensar tudo. Não estamos com esta bola toda. Nosso futebol vive um mau momento. Estamos num mal caminho rumo a Copa 2014. Nao se iludam, Neymar é uma exceção.
              Pra finalizar, deixo meu alerta: a Seleção Feminina também não é lá estas coisas.Pode ganhar, porque as adversárias são igualmente fracas, mas é bom ter cuidado, porque Marta e Cristiane, que não estão em Guadalajara, também são exceções.

Um comentário:

  1. Ora,o futebol no PAN não tem nenhuma importância, acho até que o Brasil nem deveria disputar esses eventos como o Pan e Olimpiadas, porque se ganhar não vale nada e se perde vira vexame, mas o pior é que não podemos levar jogadores que estão disputando o Brasileiro, porque seria um absurdo desfalcar os clubes.
    O futebol não vive de recursos públicos como os outros esportes, como o volei, por exemplo, que tem o patrocinio do Banco do Brasil e outras estatais além dos recursos do COB(dinheiro público).
    Zani

    ResponderExcluir