Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 31 de agosto de 2013

Vem aí uma perigosa guerra

        O presidente Barack Obama já não faz mais segredo pra ninguém. O Estados Unidos vai mesmo atacar a Síria. E a ofensiva poderá acontecer a qualquer momento. Obama só espera pelo apoio do Congresso Americano.
         O presidente americano diz que tem provas de que o governo sírio foi o responsável pelo ataque com armas químicas que mataram no último dia 21 mais de 1.400 pessoas na perifiria de Damasco. E que "isso não pode ficar impune."


         Os parceiros dos EUA também estão prontos para participar da ação. A foto  mostra os tanques israelenses prontos para o combate, nas Colinas de Golã, próximo a fronteira com a Síria.
         Já o presidente sírio se esforça para manter a tranquilidade, declarando que "a Síria está pronta para se defender."  Bashar al-Assad tem a sua disposição 650 peças de artilharia antimísseis, cerca de mil mísseis terra-ar de fabricação russa, 365 caças e duas fragatas. É muito pouco para enfrentar o "time" de Barack Obama.
            De qualquer forma, será uma guerra perigosa,  pela repercussão que alcançará em outros países. O Irã já se manifestou contra a ofensiva americana. No fim, acaba sobrando economicamente para o resto do mundo, que não tem nada a ver com isto

Brasil faturou mais duas medalhas

       No último dia das disputas individuais do Mundial de Judô, o Brasil ganhou mais duas medalhas de prata. Maria Suelen Altheman (de branco na foto)  perdeu a final para a cubana Idalys Ortiz (campeã olímpica), mas ficou com a medalha de prata na categoria Pesados, para mais de 78 Kg.
                                                      
          E o também Pesado (mais de 100kg) Rafael Silva (foto abaixo) não teve a menor chance diante do pentacampeão mundial Teddy Riner. O francês ganhou por ippon, através de imobilização. E Rafael, o "Baby", também ficou com a Prata de segundo lugar.


       Renan Nunes e Luciano Correia, os outros brasileiros que competiram hoje, foram eliminados logo no começo da disputa.  O Mundial termina amanhã, com a disputa por equipes.

Que triste final de carreira

       Até pouco tempo, Lúcio era jogador da Seleção Brasileira  e todos achavam que ele permaneceria defendendo o País por mais um bom tempo. Mas a sua volta para o futebol de Brasil, para jogar no São Paulo, acabou mudando a sua vida. Lúcio está bem financeiramente, mas enfrenta um final de carreira dos mais tristes.
        Há cerca de um mês, ele vem treinando isoladamente do elenco tricolor. Se o time treina de manhã, Lúcio só se exercita à tarde. Seu horário de trabalho é sempre o inverso dos demais jogadores são-paulinos. Completamente só, ele faz exercícios físicos e corre  pelo gramado. Mas cumpre religiosamente o horário determinado e não reclama. Não conversa com os jornalistas, e as fotos estão proíbidas.
 
                                   
 
         Esta triste rotina pode acabar na próxima semana, quando os dirigentes deverão tentar um acordo. Mas certamente não será fácil, porque uma recisão simples do contrato custaria R$ 3,5 milhões. Será  uma conversa muito complicada.
         Lúcio, que nasceu em Planaltina, no Distrito Federal, jogou no Inter-RS, Bayern Leverkusen, Bayern Munique, Inter de Milão, Juventus da Itália e agora no São Paulo. Certamente deve ter ganhou muito dinheiro. Mas depois de 12 anos jogando na Europa, ele não quer voltar pra lá.
          Como já fez 10 jogos pelo Brasileirão 2013, não poderá defender outro clube na competição. Mas é provável que ainda consiga fazer um último contrato para defender outro time do País.
            Outro zagueiro brasileiro que já se destacou na Seleção Brasileira segue o mesmo caminho: Cris, que voltou da Europa para fracassar no Grêmio e agora está fracassando também no Vasco. Cris tem 36 anos e jogou no Corinthians, Cruzeiro, Bayern Leverkusen, Lyon (França), Glatassaray (Turquia) e agora Grêmio e Vasco.

Pérolas que o Facebook nos traz


       Muito engraçada a situação retratada por esta postagem do amigo Valmir Grein. Um grande abraço, velho companheiro

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Brasil já começou perdendo



      A Seleção Brasileira mostrou a mesma ineficiência apresentada durante a fase de preparação e estreou com derrota na Copa América que está sendo disputada em Caracas. O time de Rubén Maragno perdeu para Porto Rico, por 72 a 65. Já no primeiro tempo, os portorriquenhos venciam por 31 a 29.
     

Mayra salvou o nosso dia no judô


       A gaúcha Mayra Aguiar salvou o dia do Brasil no Mundial de Judô, conquistando a medalha de bronze da categoria meio-pesado (78kg). Ela lutou machucada, mas superou as dores para vencer garantir o terceiro lugar em cima da canadense Catherine Roberge. Nos últimos Jogos Olímpicos, Mayra, de apenas 22 anos, também ganhou a medalha de bronze.
              Nossos outros dois judocas que competiram hoje fracassaram na tentativa de chegar ao podium.  Eduardo Santos (categoria 90 kg) foi eliminado logo na primeira luta, pelo suéco Joakim Dvarb. O lutador paulista não esteve bem. E Maria Portela, que também é gaúcha, mostrou muita raça mas não conseguiu chegar à briga por medalhas na categoria 70 kg.
                O Brasil ganhou quatro medalhas até agora neste Mundial. Todas no feminino. A equipe masculina vem acumulando derrotas. Amanhã, competem mais quatro brasileiros: Renan Nunes, Luciano Correa, Rafael Silva e Maria Suelen.

Vôlei vai bem. E o basquete começa hoje

        O vôlei feminino e o basquete masculino centralizam as atenções dos brasileiros neste final-de-semana. E as meninas do vôlei já começaram a sexta-feira com mais uma vitória fácil no Grand Prix que está sendo disputado em Sapporo, no Japão. A vítima desta vez foi a Itália, que também perdeu de 3 a 0 (25/16, 26/24 e 25/11), em apenas 1h08m. As comandadas de José Roberto Guimarães ganharam todas as partidas por três sets a zero. Primeiro os Estados Unidos, depois o Japão e agora as italianas.
 
                      
 
        Após todas as seleções terem disputado três jogos, esta é a classificação da Fase Final do Grand Prix de Vôlei Feminino: 1º Brasil, 9 pontos; 2º China, 8; 3º Sérvia, 6; 4º Japão, 3; 5º Itália, 1; 6º Estados Unidos, 0. Acho que dá Brasil na cabeça.
     
                                          A ESTRÉIA DO BASQUETE
        
        Já a tarefa da Seleção Brasileira de basquete masculino na Copa América, que está começando esta tarde em Caracas, deverá ser bem mais  difícil. Tenho até medo de um "grande mico". A preparação mostrou que o time dirigido pelo argentino Ruben Magnano é um dos mais fracos que o Brasil montou nos últimos anos. A estréia será daqui a pouco, às 18h30m, contra Porto Rico,  pra quem perdemos na semana passada, num torneio realizado na República Dominicana. O SporTV e a ESPN estão anunciando a transmissão.
 
                                   
 
       No último treino (foto), realizado ontem, Magnano exigiu vitória da Seleção, que não contará com os melhores jogadores do País: Leandrinho e Anderson Varejão, que se recuperam de contusões; e mais Nenê, Thiago Splitter, Bebê e Vitor Faverani, que alegaram problemas com seus clubes e não atenderam a convocação.
         Dez seleções disputam a Copa América na Venezuela: Brasil, Argentina, Canadá, Porto Rico, Paraguai, Jamaica, México, Uruguai, República Dominicana e os donos da casa. Os quatro primeiros garantem participação no Mundial 2014, marcado para a Espanha.  No jogo que abriu a competição, terminado agora há pouco, o Canadá ganhou da Jamaica por 85 a 64.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Por que Donadon escapou da cassação ?

        Já tivemos aqui no Brasil os mais variados tipos de deputados. Bons, ruins, honestos, ladrões, preguiçosos, esforçados e muito mais. Entretanto, nunca tivemos um deputado corrupto, condenado e preso. Agora temos.  Acho que não falta mais nada.
         Esta situação que envolve o deputado federal Natan Donadon, de Rondônia, é pra deixar o eleitor brasileiro maluco mesmo. Condenado pelo Supremo Tribunal Federal a mais de 13 de cadeia, o homem conseguiu escapar da cassação, graças aos 131 votos que lhe deram outros deputados e a ajuda dos 104 que não votaram na sessão de quarta-feira. Ele fica preso, mas não deixa de ser deputado.


         Agora, logo eles vão arranjar um jeito de tirar o homem da jaula e reintegrá-lo na Assembléia. Já tem tantos vigaristas por lá que mais um não vai fazer muita diferença.
          Mas o que mais me intriga é de onde sairam esses 131 votos que salvaram o Donadon. Ele nem era um deputado dos mais conhecidos. A maior parte do Brasil nem sabia que ele existia. O que eu acho é que trata-se apenas de mais um esquema, visando evitar que outros corruptos, como esses do Mensalão, não percam o cargo quando tiverem que ir para a cadeia. Agora já existe uma jurisprudência sobre o assunto. Os caras não votaram pelo que Donadon representa. Votaram para se garantir no futuro
      

Dia ruim para o judô brasileiro

      Depois de uma quarta-feira com medalha de ouro, conquistada por Rafael Silva, o judô brasileiro teve hoje um dia muito ruim, nas disputas da categoria meio-médio. Os cariocas Katherine Campos (foto) e Victor Penalber foram derrotados já nas eliminatórias e não tiveram chance de brigar por medalhas.
 
                             
              Katherine ganhou na estréia mas, na segunda luta do dia acabou derrotada pela holandesa Anicka Van Emdem. E Penalber, que tinha até torcida organizada no Maracanãzinho,  começou muito bem, vencendo seus dois primeiros combates por ippon. Mas o francês Loic Pietri não se assustou com os gritos da torcida de "uh, vai morrer". Ele eliminou o brasileiro com um ippon, frustrando o público.
        Amanhã teremos disputas em duas categorias. Maria Portela e Eduardo Santos representarão o Brasil nos Médios. E a gaúcha Mayra Aguiar defende o País nos meio-pesados (78 kg).
     
      

Boca Londrina revela mais dois

          A Escolinha do Boca Juniors (Argentina) em Londrina continua revelando jovens jogadores de futebol. Na última segunda-feira, o técnico Jair levou para Santos o zagueiro Piau e o goleiro Arthur, que já estão treinando no Peixe.  Uma coisa é certa: quando o trabalho é bem feito, os resultados aparecem rapidamente.
 

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Outra mulher salva o Brasil. E agora é ouro

         Em três dias de disputa do Campeonato Mundial de Judô, o Brasil já ganhou três medalhas. Uma de bronze no primeiro dia, uma de prata na jornada de ontem, e finalmente uma de ouro, esta tarde. E todas elas foram ganhas por mulheres. Sarah Menezes abriu a série na segunda-feira com o terceiro lugar da categoria 48 kg, Érika deu sequência ontem com o vice na faixa de 52kg, e a menina Rafaela Silva, de 21 anos, criada na Cidade de Deus, lá no Rio, conseguiu agora há pouco a suprema alegria na categoria 57kg, se tornando a primeira mulher brasileira a conquistar um título mundial de judô.
 

         Quarta no ranking mundial, Rafa Silva derrotou os principais nomes de sua categoria, ganhando na final da norte-americana Marti Malloy, por ippon, conseguido em menos de um  minuto de luta.
          O título quase escapou, ainda nas eliminatórias. Rafa estava perdendo na pontuação para a romena Loredana Ohai, mas quando faltavam apenas 15 segundos para o final do combate, a brasileira conseguiu um wazari salvador, fazendo o Maracanãzinho explodir de alegria.
           O título conquistado hoje apaga duas grandes frustrações vividas pela jovem judoca brasileira. No Mundial de Paris, há dois anos, ela viu o ouro fugir na final, quando foi derrotada pela japonesa Aiko Sato. E no ano passado, em Londres, eloa era uma das favoritas, mas acabou desclassificada por utilizar um golpe proibido. Finalmente a grande vitória chegou hoje.
            A outra brasileira que competiui hoje, Ketleyn Quadros, foi derrotada nas oitavas-de-final, justamente pela norte-americana Marti Malloy, que perdeu a final para Rafaela Silva.
            E entre os homens, o peso leve (73kg) Bruno Mendonça ganhou as suas duas primeiras lutas por ippon, mas na terceira rodada foi derrotado pelo bielo-russo Aliaksei Ramanchyk, por um wazari e um yoko.
            Amanhã, quarto dia do Mundial, estarão em ação os meio-médios Katherine Campos e Victor Penalber.

O que já deu pra ver no Mundial

      Eu nunca fui um especialista em judô, mas sempre acompanhei a modalidade, até porque tive grandes amigos praticantes deste esporte. Mas o que se pode observar a cada competição é que o judô tem mudado muito, a começar por suas regras e seu sistema de arbitragem. E não estou certo de que tenha mudado para melhor.
       A utilização dos computadores para confirmar a marcação do primeiro árbitro, em vez de dissolver as dúvidas e tornar as coisas mais claras, está muitas vezes contribuindo para a desconfiança de que a manipulação de resultados esteja ocorrendo. Vi vários erros neste Mundial. É triste ver um judoca comemorando um resultado, confirmado pelo árbitro a beira do tatami, e daqui a pouco vê-lo chorando porque a mesa anulou a decisão, desmanchou o resultado e mudou o vencedor da luta.   
        Até bem pouco tempo, o que valia era a decisão imediata dos árbitros (eram três) que trabalhavam junto ao tatami. Como no futebol, em que o árbitro decide e está decidido. Mas agora, a impressão que se tem é de que o árbitro central do judô não manda nada. Se a mesa mandar, ele terá que alterar sua decisão. Não gosto desse tipo de coisa.
      

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Judô feminino garante medalha de prata

         Quem não está assistindo o Mundial de Judô que se realiza no Rio está perdendo um espetáculo de alto nível técnico. Hoje, mais uma mulher salvou o Brasil, que esteve perto de conquistar duas medalhas de ouro mas acabou ficando apenas com uma de prata, através de Érika Miranda na categoria até 52 quilos.
 
                                       
                                   Na final, Érika (de azul), acabou derrotada. Prata pra ela
          Érika teve um dia excepcional e esteve pertinho da medalha de ouro, mas acabou sendo surpreendida no final por Majlinda Kelmendi,  judoca do Kosovo, um país pouco conhecido, que surgiu da fragmentação da antiga Iugoslávia. Seria o primeiro ouro feminino do Brasil em Mundiais, mas Érika Miranda levou azar na decisão, contra a número 1 do mundo na categoria.
           No masculino, o azar foi maior ainda. Charles Chibana passou brilhantemente pelas eliminatórias, mas na semifinal, quando dominava o combate, levou um ippon do japonês Masashi Ebinuma e ficou fora da final. E o que é pior, na disputa do bronze, contra outro japonês (Masaaki Fukuoka), a situação se repetiu: o brasileiro acabou sofrendo outro inesperado ippon, ficando sem medalha

Rival do Tubarão treina no gelo


Caxias do Sul foi uma das cidades gaúchas afetadas pela neve que está gelando o Rio Grande. E o Juventude, que domingo próximo estará em Londrina para enfrentar o Tubarão, teve que treinar nestas condições mostradas pelas fotos. É claro que o treino virou brincadeira, com os jogadores fazendo bolas de neve e correndo a vontade no Centro de Treinamento.

De qualquer forma, a preparação para o jogo está sofrendo prejuízos. O técnico Lisca está torcendo para que amanhã as condições melhorem. Esta é a maior neve ocorrida em Caxias do Sul  nos últimos treze anos.
 

O que é que faz com um cara desses ?

         Torcedores do Vasco e do Corinthians sairam na porrada, domingo último no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, proporcionando um espetáculo lamentável. Famílias passaram um susto danado e tiveram que sair correndo com suas crianças, para escapar da violência de verdadeiros animais, que só vão ao futebol para brigar. Dizem que desta vez haverá punições, inclusive para os clubes, que poderão perder mando de jogos e pagar multas de até R$ 100 mil.  Toma que isto ocorra mesmo.
 
                          
            Mas o que realmente causou espanto geral foi o fato de figurar entre os brigões o corinthiano Leandro Silva de Oliveira (sem camisa na foto acima), que esteve entre os cinco marginais que ficaram presos por um tempão em Oruro, na Bolívia, por causa da morte daquele menino boliviano, vitimado por um sinalizador jogado por torcedores do Timão.
          Leandro saiu da cadeia boliviana no dia 2 de agosto e, vinte e três dias depois, já estava trocando socos com vascaínos e enfrentando a Polícia de Brasília.  Sem dúvida um marginal contumaz, que precisa ser enjaulado, antes que mate mais alguém por aí.
         Alguns amigos acham que eu tenho uma certa implicância com o Corinthians, mas novamente fica claro que onde a torcida organizada do Alvi-negro está presente, sempre surge confusão e violência. E o clube tem culpa sim, porque não pune seus torcedores marginais, que até impedem que pessoas de bem possam igualmente torcer pelo Timão.