Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

 "Zika" não é um problema só 
   nosso, mas do mundo inteiro

  (Vejam o quadro que nos mostra o site g1.globo)


                         A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou hoje um relatório atualizado sobre a situação de disseminação do vírus da zika pelo mundo e já confirma casos de transmissão local do patógeno em 34 países, 27 dos quais na América Latina e Caribe.
 
                        Já há seis nações-ilha fora do Caribe com transmissão autóctone (exportado de um país para outro).  São quatro no Pacífico, uma no Índico e uma no Atlântico. A Tailândia, onde o governo só relatava casos importados, já possui casos de contaminação interna.
  
                       Além das áreas com transmissão do zika via mosquito confirmada, há seis países onde existe suspeita de circulação do vírus: Malásia, Filipinas, Camboja Indonésia, Fiji e Gabão.
 
                      Cinco arquipélagos do Pacífico que relataram casos de zika entre 2007 e 2014 conseguiram controlar os surtos, antes de a Pandemia ter explodido na América Latina, afirma a OMS. Essas nações, porém, estão em meio a outras que tem registrados casos na epidemia atual.
 
                   A OMS não está divulgando casos de zika não autóctones. Autoridades regionais, porém, já confirmam casos de passageiros infectados com zika desembarcando em pelo menos 15 países de clima temperado, dez deles na Europa.
 
                     Nos Estados Unidos, só há casos importados, mas a OMS ainda investiga se uma suspeita de transmissão do vírus por sexo realmente ocorreu dessa forma.
 
                     Ao todo, há 46 países que registraram pelo menos um caso de infecção pelo vírus desde 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário