Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

           LAGARTO     --    "Bico-doce" ou "Calango"
                                                                          



        Você já viu um "bico-doce"? ou "calango" ?

 

 
 
                    Se você tivesse que procurar o bico-doce durante visita ao Zoológico de São Paulo, por onde começaria? Pelo local que vende churros e maçã-do-amor? Nada disso!

                              Bico-doce é o nome popular de um lagarto que pode ser visto no Terrarium, casa onde estão as serpentes e outros lagartos.
Conhecido entre os cientistas como Ameiva ameiva, trata-se de um lagarto de médio porte que pode alcançar 55 centímetros de comprimento total. Espécie ainda comum, pode ser encontrada no Panamá e em quase toda a América do Sul.

 
 
    Ele se adapta bem em qualquer local com vegetação aberta, inclusive em clareiras de mata. Em alguns lugares, recebe o nome de calango-verde ou jacarepinima. Rápido em seus movimentos, procura manter-se escondido junto à folhagem, camuflando-se bem graças ao colorido com mesclas de castanho, creme, verde e tons azulados.O bico-doce tem hábitos diurnos e  prefere ficar no chão, evitando subir em árvores e arbustos. Passa a maior parte do dia aquecendo-se ao sol, pois depende disso para elevar a sua temperatura corpórea que, facilmente, pode chegar a 35gC.


 Também gasta um bom tempo procurando alimento e, nessas horas, sai esgaravatando o folhas com o focinho pontudo. Foi provavelmente daí que lhe veio o nome de bico-doce, pois ele vai metendo o bico aqui e acolá em busca de comida. Onívoro generalista, come de tudo um pouco, desde insetos e aranhas até ovos e vegetais. Quando necessário, persegue a sua presa com grande eficiência. Ao final de cada refeição, tem o curioso hábito de limpar a boca raspando-a contra alguma superfície resistente.
Entre os seus principais predadores estão várias serpentes, o lagarto teiú e certos gaviões. Como ocorre com a maioria dos lagartos, na época do acasalamento o macho persegue a fêmea e, quando a alcança, posiciona-se sobre ela, mordendo a sua região nucal (foto abaixo).
 Algumas semanas após o acasalamento, a fêmea deposita entre 2 e 6 ovos no meio das folhas. Se tudo correr bem, os filhotes nascerão após cerca de dois a três meses.
 
 

No Brasil são conhecidas aproximadamente 248 espécies de lagartos pertencentes à 14 famílias. Lagartos geralmente apresentam dois pares de patas e ocupam os mais variados ambientes e substratos, podendo ser terrícolas (atividade sobre o chão), arborícolas (sobre a vegetação), fossoriais (galerias no subsolo) e semi-aquáticos (ambientes aquáticos e adjacências).
 
 
O nome calango é utilizado para designar várias espécies, principalmente as pertencentes ao gênero Tropidurus, e calango-verde o Ameiva ameiva. Algumas espécies, como Iguana iguana, são criadas como pets, ainda que essa mesma espécie também seja alimento para alguns povos na Amazônia. A mais procurada para alimentação no Brasil é o teiú ou teju-açu (Salvator merianae) e outras espécies desse gênero)
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário