Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Nos EUA,  primárias de New Hampshire
      mudaram o panorama das eleições


                  O empresário Donald Trump, pelo lado republicano, e o senador Bernie Sanders (foto), pelo democrata, confirmaram as pesquisas e foram os vencedores das primárias realizadas nesta terça-feira no Estado de New Hampshire, o segundo a realizar uma prévia da eleição nos Estados Unidos.
 
O resultado representa um importante trunfo aos dois, que haviam ficado em segundo no cáucus de Iowa na semana passada, durante o complexo processo eleitoral americano, com os eleitores republicanos e democratas decidindo seus respectivos candidatos para a eleição de novembro.
 
              Antes mesmo de a apuração ter sido finalizada, tanto Trump como Sanders já fizeram um discurso aos seus apoiadores, comemorando a vitória.Segundo a "CNN", com pouco mais de 90% das urnas apuradas, Trump tinha 35% dos votos na disputa republicana, seguido pelo governador de Ohio, John Kasich, com 16%, e o senador ultraconservador pelo Texas, Ted Cruz, que contava com 12%. Já no lado democrata, Sanders tinha 60% dos votos, contra 38% de Hillary.
 
              New Hampshire tem pouca representatividade no Colégio Eleitoral norte-americano, mas é considerado muito importante nas prévias, porque indica quais candidatos têm fôlego para continuar na corrida pela Presidência, atraindo eleitores e financiadores para a campanha. Além disso, os eleitores independentes representam grande parte do eleitorado do Estado e podem votar tanto em um candidato republicano quanto em um democrata, o que torna essa parcela atraente para todos que buscam chegar à eleição final em novembro.
              
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário