Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

                  "AS TIME GOES BY"

                         de  :  H e r m a n     H u p f e l d

                      
    

                  Desta vez, a especial sugestão vem do caro amigo de muitos anos,  LUIZ VICTOR VAL MYSZKOWSKI (foto). Ele se confessa apaixonado pela velha canção "AS TIME GOES BY", que o mundo inteiro ficou conhecendo no famoso filme "Casablanca", cantada por DOOLEY WILSON(foto abaixo). Mas escolhi para ilustrar a série "Canções que ficam pra sempre" esta gravação de FRANK SINATRA, que ouvimos no vídeo acima, numa excepcional performance. E com legendas em português.





















                        AS TIME GOES BY é uma canção escrita por Herman Hupfeld em 1931. Tornou-se internacionalmente famosa em 1942, quando cantada pela personagem Sam (Dooley Wilson) no filme CASABLANCA, estrelado por HUMPHREY BOGART e INGRID BERGMAN, dirigido por Michael Curtiz.
                
                         Desde sua autoria, a canção sofreu inúmeras regravações, nas vozes de artistas como  John Lennon, Frank Sinatra, Harry Nilsson, Nat King Cole, Louis Armstrong, Julio Iglesias, Willie Nelson, Rod Stewart, Cayly Simon e Billie Holiday,  dentre inúmeros outros.
 
                       Ao longo dos anos, a canção se tornou o hino da Warner Bros e um ícone dos Looney Tunes, Merrie Melodies e do estúdio de animação Hanna-Barbera, onde a maioria das séries produzidas por este último, bem como todos os personagens de Looney Tunes e Merrie Melodies pertencem à Warner Bros.
 
                        O piano em que Sam toca "As Time Goes By", no filme "Casablanca" foi leiloado, em 24 de novembro de 2014, por 2,9 milhões de dólares.


 
HERMAN HUPFELD foi um compositor americano que nasceu e morreu em Montclair, em Nova Jersey (1 de fevereiro de 1894 - 08 de junho de 1951). A canção "As Time Goes By"  foi sua mais notável composição,  mas fez outras músicas bonitas, como "Let's Put Out the Lights and Go To Sleep".
 
                      Hupfeld era filho de Fredericka (Rader), um organista da igreja, e Charles Ludwig Hupfeld.  Ele foi enviado para estudar violino na Alemanha aos 9 anos.  Voltando aos Estados Unidos,  serviu o Exército durante a Primeira Guerra Mundial, e  entreteu com sua música vários acampamentos e hospitais durante a Guerra.  Ele se tornou conhecido como um compositor que poderia escrever uma canção para uma cena específica em um show da Broadway.
 
 
                    Algumas de suas outras canções conhecidas são "Savage Serenade", "Down the Old Back Ron", "A Cabana em Hoboken" e "Night Owl".
                    Apesar de não ser reconhecido como um performer público, Hupfeld foi destaque na Victor Young & His Orchestra78 Victor Young & His Orchestra, em 1932. Ele cantou e tocou piano em duas de suas composições, "Goopy Geer (Ele toca piano e ele joga by Ear) "e" Down the Old Back Road ".    
                    Hupfeld nunca se casou e, com raras exceções, permaneceu em sua cidade natal por toda a sua vida. Ele foi enterrado no Monte Hebron Cemetery, em Montclair.
 
 
 
                       Casablanca é um filme norte-americano de 1942 dirigido por Michael Curtiz. O filme conta um drama romântico na cidade marroquina de Casablanca sob o controle  da França de VichyO filme é baseado na peça Everybody Comes To Rick's ("todo mundo vem ao café de Rick") de Murray Burnett e Joan Alison.

=
 
                 As estrelas Humphrey Bogart no papel de Rick Blaine e Ingrid Bergman como Ilsa Lund. O desenvolvimento do filme centra-se sobre o conflito de Rick, nas palavras de um personagem, o amor e a virtude: Rick deve escolher entre sua amada Ilsa fazendo a coisa certa. Seu dilema é ajudar ou não Ilsa a escapar de Casablanca com seu marido Victor Lazlo, um dos líderes da resistência Tcheca, de modo que ele possa continuar sua luta contra os nazistas .


                Considerado como um dos maiores filmes da história do cinema americano, ganhou vários Oscar da Academia, incluindo o de melhor filme em 1943 . Casablanca teve uma grande estréia, mas não espetacular, entretanto, ganhou popularidade com o passar do tempo e esteve sempre nas listas dos dez melhores filmes. A crítica elogiou a performance carismática de Bogart e Bergman e a química entre eles, junto à profundidade das caracterizações, a intensidade da direção, a sagacidade do roteiro e do impacto emocional do trabalho como um todo.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário