Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

                                                       C  O  R  U  J  A 

   ( Nº 46 )
  
 

                               O termo coruja é a designação comum das aves estrigiformes, das famílias dos titonídeos e estrigídeos. Na região do Amazonas, algumas espécies também são chamadas de murutucu. Tais aves possuem hábitos notívagos e voo silencioso devido à estrutura das penas, alimentando-se de pequenos mamíferos (principalmente de roedores e morcegos), insetos e aranhas. Engolem suas refeições por inteiro, para depois vomitarem pelotas com pêlos e fragmentos de ossos. Os filhotes de corujas podem ser vítimas de outros predadores, como o gavião.

 





    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
             No Brasil,  temos por volta de 23 espécies de corujas. A maioria das pessoas só conhece as duas espécies mais comuns: Suindara (Tyto alba), a famosa coruja branca ou coruja de igreja, e a Coruja Buraqueira (Athene cunicularia), encontrada sempre em campos e praias, morando em buracos no chão. Essas duas espécies são facilmente encontradas nos centros urbanos, onde encontram  comida e abrigo.
 
 
 
 
 
 

 

              
   As outras 21 espécies de corujas são florestais, habitando o interior ou bordas de florestas, com exceções de algumas espécies como a Asio flammeus, popularmente conhecida como Mocho dos Banhados que faz seu ninho no chão em meio a grama alta.



As corujas podem girar sua cabeça e pescoço em até 270º em qualquer direção. 
 
O símbolo da Deusa grega da sabedoria, Atena, é uma coruja do género Athene: o mocho-galego. Também considerada o símbolo da filosofia.
 

 
 
O período da reprodução depende da espécie. A prole é de cerca de cinco ovos por gestação. Depois da eclosão, o macho cuida dos filhotes por dois meses até que estes aprendam a se defender. A maioria das espécies fica em árvores. Mas algumas corujas fazem o ninho em áreas de relvas baixas, junto às árvores. Cavam no chão verticalmente e depois prosseguem horizontalmente até o ponto definido para colocar o ninho livre de predadores. O macho fica de sentinela na árvore, cuidando do ninho, principalmente durante o dia. Na presença de um possível invasor, os filhotes podem imitar sons de serpente (similar), fazendo o agressor desistir do ataque.
 
 
Ao contrário do que se  pensa, as corujas não são ativas somente à noite, já que algumas espécies se alimentam tanto durante o dia quanto a noite.
 
            COMO OBSERVAR CORUJAS
 
O mais indicado é o uso de uma lanterna de longo alcance, já que nem sempre esses animais admitem aproximação. Assim, é necessário usar uma lanterna com uma boa iluminação para visualiza-los bem.


 

 Como as corujas estão muito bem adaptadas em seus ambientes, elas são quase invisíveis, camufladas  e por apresentarem um voo completamente silencioso, é recomendável conhecer as vocalizações das diferentes espécies de corujas, porque isso ajuda muito a definir qual espécie esta sendo observada ou detectada em um determinado local.


 

 Algumas pessoas utilizam a técnica de playback, na qual a vocalização das corujas é reproduzida por meio de uma caixa de som, atraindo indivíduos para as proximidades. Isso ocorre porque as corujas tendem a ser  territoriais, e assumem a vocalização gravada como um “invasor” em seu território. Porém esta técnica deve ser usada com moderação, pois quando é utilizada sem critérios pode causar estresse no animal com graves consequências, como alteração de território e morte no pior dos casos.
 
 
 
 
     A borboleta-coruja (Caligo beltrao) tem esse nome por assemelhar-se à cara de uma coruja, com seus grandes olhos abertos. Isso funciona como uma defesa eficiente contra predadores. Os olhos em suas asas servem para enganar seus predadores: podem simular um animal maior, assustando o predador, ou desviar sua atenção da cabeça, levando-o a atacar a ponta das asas, enquanto a borboleta foge. E' uma borboleta, típica da região Leste do Brasil. Os adultos de tais borboletas possuem hábitos crepusculares e visitam frutos, e as lagartas desenvolvem-se em bananeiras e em outras plantas da família das ciperáceas e marantáceas.
 


     CORUJA - ANIMAL DE ESTIMAÇÃO
 
 
 
                              Para quem aprecia uma beleza tão exótica,    as corujas podem se mostrar um animal super legal para estimação,porém exige certa estrutura, disposição de tempo e de dinheiro.  Além do que você vai precisar definir a espécie que irá criar levando em conta nosso clima e as condições que esse animal esta acostumado.
                           Você ira precisar de um viveiro bem grande, dentro deve haver uma caixa de madeira onde essa coruja pode querer se esconder durante o dia além de poleiros que devem ficar em locais onde tenham um certo sombreamento levando em conta que esses animais gostam de locais escuros, o chão pode ser forrado com areia já que é um material de fácil higienização.

                            Não coloque corujas com outras espécies de pássaros ou até mesmo com outras espécies de corujas pois a maior come a menor.   Pássaros devem estar longes de corujas sempre.  A alimentação é basicamente feita por camundongos, larvas, gafanhotos, pequenos pássaros, mas estão acostumadas a comerem animais vivos então pode levar um tempo para comerem animais já mortos. Procure alimentá-las a noite, não de carne gorda, pois elas podem ficar gordas vindo a morrer E procure adicionar um pouco de cálcio em sua dieta principalmente quando falamos de filhotes.

                          Corujas são animais que não transmitem doenças, elas têm uma expectativa de vida em torno de 18 a 20 anos. Viram como corujas são animais encantadores, realmente uma ótima companhia e um grande aprendizado.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário