Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

                                    A Maior Cobra do Mundo

            " P Í T O N  -  R E T I C U L A D A "
 
Este o 40º animal que a série BICHO AMIGO  apresenta. A PÍTON-RETICULADA, até prova em contrário, é a maior serpente do mundo . Geralmente, elas têm entre 3 e 6 metros de comprimento, mas as grandes chegam a 9,5 metros ou bem mais. São mesmo enormes. Duas delas ficaram famosas.
 
 
                             "Fluffy"não era das maiores, mas viveu 18 anos no Zoológico de Ohio (EUA) e pesava 136 quilos.  Com 7,3 metros, ela morreu aparentemente de um tumor.
                                                           E a outra famosa ainda deve estar viva no Zoológico da Tailândia, com seus 14,47 metros, provavelmente a maior cobra dos tempos modernos.
 
 
As pítons somente são encontradas nesta parte que se vê no mapa, na região indo-malaia.
Por lá, ela se adapta em qualquer canto. E uma excelente nadadora. Já foi encontrada nadando grandes distâncias em rios e até atravessando de uma ilha pra outra, pelo mar.
 
 
Por seu tamanho e enorme força, ela possui poucos inimigos naturais, pois são fortes o suficiente para enfrentar a qualquer adversário.
A exceção são os jacarés, que lutam em pé de igualdade com as pítons.  Algumas vezes, elas não conseguem engolir um crocodilo adulto.
 
 
                             Quando a Píton-Reticulada está caçando, ela fica escondida na vegetação das pradarias, esperando a si presa passar.
                             No momento em que ele passa, a Píton dá o bote e começa a enrolar a presa, pressionando o animal.  Quanto mais a presa se debate, mais ele pressiona, acabando por esmagar seus órgãos internos e fraturar os seus ossos.
 
 Mas um Píton-Reticulada pode passar até quatro meses sem se alimentar.
 
 
 

 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário