
B E M - T E - V I

Ele é o 26º convidado deste quadro semanal que invade o "Mundo dos Animais"
Em determinadas épocas do ano, é praticamente impossível acordar no Brasil e não ouvir o canto de um BEM-TE-VI. Já era assim quando os índios era os donos da nossa terra. Eles chamavam o Bem-te-vi de Pituã, Pitaguá ou Puintaguá. O nome variava de uma região para outra.
Já na Argentina, ele é conhecido por Bichofeo, Vinteveo e Benteveo. E os bolivianos o chamam de Frio, enquanto na Guiana Francesa seu nome é "Quiquivi".
O fato é que existe Bem-te-vi em pelo menos estes 27 países: Brasil, Argentina, Bermudas, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Ilhas Malvinas, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Georgia do Sul, Sanduiche do Sul, Suriname, Trinidad Tobago, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. E' UMA AVE TÍPICA DA AMERICA LATINA
O nome científico é Pitangus sulphuratus. O Bem-te-vi caracteriza-se principalmente pela coloração amarela no ventre e uma listra branca no alto da cabeça preta. Um Bem-te-vi mede cerca de 23,5 centímetros, e seu canto trissilábico reproduz as sílabas "BEM-TE-VI", dando nome popular a espécie.
Constrói seu ninho com pequenas ramas de vegetais em galhos de árvores geralmente bem cerradas. É um ninho diferente da maioria dos passáros, pois tem uma forma fechada e esférica, com entrada pela lateral.
A reprodução ocorre de setembro a dezembro. As fêmeas botam de 3 a 4 ovos e a incubação ocorre em 17 dias.
O Bem-te-vi é insetívoro, devorando centenas de insetos diariamente. Mas também come frutas como bananas, maçãs, mamões, laranjas, pitangas e várias outras. É um terrível predador de abelhas e ígualmente come minhocas, pequenas cobras, lagartos e peixes. Nas zonas urbanas, é um esperto ladrão de ração de cachorros, gatos e outros animais de estimação.


Segundo as autoridades que controlam as espécies animais, a população do Bem-te-vi varia entre 5 a 50 milhões no mundo todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário