Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015


         O "Bicho Amigo" nos traz esta semana o 
                 B  E  M -  T  E  - V I
             
                   

       Ele é o 26º convidado deste quadro semanal que invade o "Mundo dos Animais"

                                     Em determinadas épocas do ano, é praticamente impossível acordar no Brasil e não ouvir o canto de um BEM-TE-VI.  Já era assim quando os índios era os donos da nossa terra. Eles chamavam o Bem-te-vi de Pituã, Pitaguá ou Puintaguá. O nome variava de uma região para outra.
                                      Já na Argentina, ele é conhecido por Bichofeo, Vinteveo e Benteveo. E os bolivianos o chamam de Frio, enquanto na Guiana Francesa seu nome é "Quiquivi".
                               

                                    O fato é que existe Bem-te-vi em pelo menos estes 27 países: Brasil, Argentina, Bermudas, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Ilhas Malvinas, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Georgia do Sul, Sanduiche do Sul, Suriname, Trinidad Tobago, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. E' UMA AVE TÍPICA DA AMERICA LATINA
                              


                   O nome científico é Pitangus sulphuratus.  O Bem-te-vi caracteriza-se principalmente pela coloração amarela no ventre e uma listra branca no alto da cabeça preta. Um Bem-te-vi mede cerca de 23,5 centímetros, e seu canto trissilábico reproduz as sílabas "BEM-TE-VI", dando nome popular a espécie.

                                       Constrói seu ninho com pequenas ramas de vegetais em galhos de árvores geralmente bem cerradas. É um ninho diferente da maioria dos passáros, pois tem uma forma fechada e esférica, com entrada pela lateral.
                                        A reprodução ocorre de setembro a dezembro. As fêmeas botam de 3 a 4 ovos e a incubação ocorre em 17 dias.
                                         O Bem-te-vi é insetívoro, devorando centenas de insetos diariamente. Mas também come frutas como bananas, maçãs, mamões, laranjas, pitangas e várias outras. É um terrível  predador de abelhas e ígualmente come minhocas, pequenas cobras, lagartos e peixes.   Nas zonas urbanas, é um esperto ladrão de ração de cachorros, gatos e outros animais de estimação.


      Segundo as                        autoridades que controlam as espécies animais, a população do Bem-te-vi varia entre 5 a 50 milhões no mundo todo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário