Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

                 É o 30º animal apresentado nesta série

                             B  O  D  E 
                                                 
 
                                              O BODE é um dos animais mais conhecidos do nosso País, especialmente no Nordeste, onde sua carne é muito apreciada. Mas por todo o Brasil eles podem ser encontrados. São animais pertencentes a espécie "Capra aegagrus hircus". As fêmeas são chamadas cabras e os filhotes são os cabritos.
                                              Na maioria das raças os caprinos dos dois sexos têm chifres e barba. Os chifres podem ser curvos ou em forma de espiral, e muitos tem, um lado interno afiado. O pelo pode ser comprido ou curto, macio ou áspero, dependendo do habitat e do controle da criação.

 
O Bode é um dos menores ruminantes domesticados. As cabras foram um dos primeiros animais a serem domesticados, por volta do ano 7000 a.c. no Oriente Médio, a partir das cabras selvagens. Certamente, a sua resistência natural e a sua capacidade de adaptação a condições extremas chamaram a atenção dos povos nômades da região.
 
 
Um bode normalmente vive 20 anos. Os cabritos nascem após uma gestação de cerca de 5 meses. Um grupo de bodes e cabras é chamado de um "fato"de caprinos.  O forte cheiro dos bodes é utilizado como atração para a reprodução e para delimitação de território.

 
Os caprinos são geralmente calmos e até carinhosos. Mas podem ser também teimosos, ousados e até atrevidos, afrontando o homem. Se não for impedido, ele transgride e destrói o que vê pelo caminho. E foi deste comportamento que surgiu a expressão popular: "ISSO VAI DAR BODE".
 

  
 
             Resistentes, os bodes são capazes de caminhar longas jornadas em solos pedregosos, montanhosos, espinhosos, em vales, planícies e pântanos. E sempre vigilantes quanto aos predadores. Suportam também até quatro dias sem água e alimentação.
 
 
A carne de bode é apreciadíssima por muita gente. E os nordestinos adoram uma "buchada de bode" (foto abaixo), comida feita com as entranhas (rins, fígado e vísceras) do bode, lavadas, aferventadas, cortadas, temperadas e cozidas em bolsas feitas com o próprio estômago do animal.  O prato tem origem no "maranho", comida portuguesa tradicional. E também se assemelha ao "crux mechi", da gastronomia libanesa.

O leite de cabra também é razoavelmente consumido, mas ele pode ser contaminado com "toxoplasma" e infectar humanos pela penetração dos "taquizoítos" pelas mucosas  da boca e faringe, o que leva a "toxoplasmose".
Também  o couro e a pele dos caprinos são utilizados na produção de calçados, vestuário e artigos de decoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário