Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

      Depois de Bing Crosby e Frank Sinatra, ela foi realmente a única artista americana que conseguiu sucesso idêntico nas duas carreiras paralelas: na Música e no Cinema.

                                       D  O  R  I  S         D  A  Y 

                      

     Dezenas de filmes e centenas de canções marcaram o caminho de DORIS DAY, que ainda está viva, com mais de 90 anos. É o que se pode chamar de uma mulher linda e talentosa. A música do vídeo "WHATEVER WILL BE WILL BE" ("Que será, será"), de grande sucesso no Brasil, foi tema do maravilhoso filme "O homem que sabia demais" (foto abaixo). Foi mais um duplo êxito da iluminada Doris.


                                             Doris Mary Ann Kappelhoff  nasceu em Cincinnati, Ohio, nos Estados Unidos. Há duas versões para a sua idade certa. Alguns documentos dizem que ela tem 93 anos (3/4/1922) e outros reduzem sua idade para 91 anos(3/4/1924). Mas não faz muita diferença para esta excepcional atriz e cantora, de um metro e setenta de altura, e que trabalhou de 1939 até pelo menos até pelo menos 1973.
 
                                             Mulher fascinante, ela vivia cercada por homens, que faziam de tudo para conquistá-la.  Doris foi casada quatro vezes e teve um filho, Terry Melcher, que faleceu em 2004, o que a levou a reclusão, passando a viver solitária, dedicando-se apenas à proteção de animais, através da "Doris Day Pet Foundation", uma fundação que ela coordena há várias décadas.
                                             Os quatro "sortudos" que tiveram o amor de Doris Day foram Al Jorden, George W.Weidler, Martin Melcher e Barry Comden. O casamento que mais durou foi com Martin Melcher, com quem Doris ficou casada por 17 anos, de 1951 a 1968. Mas com tudo isso, a vida pessoal e amorosa de Doris Day não foi uma vida feliz.
 
 
No cinema, além de "O Homem que sabia demais", ela estrelou outros filmes inesquecíveis, que ficaram gravados para sempre na história da cinematografia. Eis apenas alguns deles: "Um rosto de mulher" ,  "Paris em abril",  "Corações enamorados",  Êxito Fugaz",   "Ama-me ou esquece-me",  "Julie",  "O Tunel do Amor",  "A teia da renda negra",  "Carícias de luxo" e  a  "A indomável".



Já na música, além de "Que Sera, Sera",  destaco "Sentimental Jorney",  "Monglow",  "A Secret Love",  "Autumn Leaves",  "Blue  Skies",  "Christmas Story",  "Perhaps, Perhaps, Perhaps",  "Fly Me to the Moon",  Moonlight Bay",  "You are my Sunshine" e pelo menos mais uma centena de lindas canções.

Filha de pais católicos, Doris Day teve dois irmãos. Richard, que morreu antes dela nascer, e Paul, um pouco mais velho do que ela.
Aos 12 anos, Doris ganhou um concurso de dança e foi mandada a Hollywood. E aos 14 anos, regressando a Cincinnati, após uma viagem, sofreu um terrível acidente automobilístico que quase acabou com sua carreira de dançarina. Finalmente, aos 16 anos foi descoberta como cantora.
Já neste século, em 2004, Doris foi agraciada com a "Medalha Presidencial da Liberdade", mas não compareceu a  cerimônia de entrega, na Casa Branca, porque tem medo de viajar de avião. E conserva esse medo até hoje
 
Mesmo com mais de noventa anos Doris Day ainda tem uma estampa bonita, própria de uma mulher realmente fora de série !
 



 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário