Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

                        
                         O "convidado" de hoje no quadro BICHO AMIGO é um estranho para nós, sul-americanos. Eles só existem na América do Norte e Central.

                                              C  O  I  O  T  E


          O COIOTE (Canis latrans) é um mamífero da família Canidae e do gênero Canis, que se tornou conhecido pelos brasileiros através dos famosos filmes de faroeste. Os coiotes e os índios eram os vilões de todas aquelas histórias passadas no oeste dos Estados Unidos. O uivo noturno do coiote era um sinal de mau agouro. E ele era considerado um animal traiçoeiro, mesquinho e ladrão.


 



            Coiotes são mesmo nativos da chamada Neártica, Eles são encontrados por toda a América do Norte e Central. Desde o Panamá ao norte do México, chegando aos Estados Unidos e Canadá, e indo do Norte do Alasca até as regiões setentrionais canadenses.


            Geralmente os coiotes vivem sós, mas se organizam ocasionalmente em pequenas matilhas. Não mostram maior dificuldade em se acomodar no ambientem que escolhem. São vistos particularmente nos desertos, nas florestas, montanhas, planícies e até regiões de clima tropical.
          A dieta de alimentação dos coiotes é essencialmente à base de carne, com preferência por coelhos, veados, alces, pássaros, cobras, lagartos, peixes, ovelhas, bezerros e todo o tipo de carniça que encontrarem.  Mas vez por outra, comem igualmente determinadas frutas e gramas.
         Quando em contato mais próximo com o homem, se nutrem de ratos encontrados nos lixos.
           Um coiote vive normalmente seis anos, e a reprodução ocorre anualmente nos meses de janeiro e fevereiro. Antes dos filhotes nascerem, a futura mão procura uma toca abandonada por algum outro animal e busca refúgio neste recanto oculto. Da concepção ao parto, transcorrem 60/65 dias, quando nascem de cinco a oito filhotes.
            Os novos coiotes começam a caçar após oito ou nove semanas. Permanecem em família no máximo por dois anos, quando então saem pelo mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário