Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 20 de julho de 2015


      Abrimos mais uma semana aqui no nosso Espaço Musical, com um cantor, compositor  e percussionista catarinense. Sua fase áurea aconteceu nos anos 60, quando lançou entre outras músicas "BOLINHA DE SABÃO", que compôs em parceria com Adilson Azevedo, e que foi a minha escolhida para o vídeo que abre esta postagem. Vamos saber um pouco mais de

                                           O  R  L  A  N  D  I  V  O

                        

                                    ORLANDIVO Honório de Souza tem hoje 77 anos. Nasceu em Itajaí, Santa Catarina. Ao que parece, ele nasceu batucando. Desde os 9 anos de idade morou no Rio de Janeiro, onde começou a compor, em parceria com Paulo Silvino.


                                Depois de trabalhar como crooner do conhecido conjunto de Ed Lincoln, Orlandivo conseguiu gravar em 1962 o seu primeiro disco, pela Musidisc, mostrando três sambas que fez com Roberto Jorge ("Samba no Japão",  "Amor Quadradinho" e "Vai devagarinho")  e uma parceria sua com Celso Murilo, "Brincando de samba".     E logo em seguida gravou também seu primeiro LP, intitulado "A chave do sucesso",  numa alusão à  sua personalíssima maneira de cantar utilizando um chaveiro como instrumento de percussão. Seu chaveirinho era famoso.

 
Desde o início, inúmeros cantores procuravam Orlandivo para gravar suas músicas. Assim, ainda em 1962, ele teve seu samba  "Tamanco no Samba" (parceria com Helton Menezes) gravado por Célia Reis na Philips e por Waldir Calmon e sua orquestra na Copacabana. E no ano seguinte Sonia Delfino gravou o ótimo "Bolinha de Sabão".   As vezes, Orlandivo assinava algumas canções com o pseudônimo de D'Orlan.
Ed Lincoln gravou em 1966 as músicas suas com Orlandivo: "O ganso"  e "O amor que eu guardei". Elas fizeram parte da trilha sonora de alguns filmes, nos quais Orlandivo trabalhou também como ator.
 
 
Na televisão, Orlandivo atuou nos programas "Alô Brotos",  "Aerton Perlingeiro Show",  "Chico Anísio Show", "Balança mas não cai",  "Faça humor, não faça a guerra" e "Som livre exportação". E integrou equipes de produção de festivais de música de carnaval e de festivais universitários.
E em 1973, Orlandivo autuou no cinema, no filme "Como nos livrar do Saco", dirigido por Cesar Ladeira Filho.
 
 
Em 1974, Orlandivo compôs com Arnaud Rodrigues a conhecida música "Vou bater pra tu",  gravada pela dupla humorística formada por Chico Anísio e Arnaud Rodrigues, que se chamava "Baiano e os Novos Caetanos" e aparecia no programa Chico City. Esta música foi sucesso até na Europa.
Em 76, lançou o LP "Orlan Divo", com arranjos de João Donato. E no mesmo ano fundou a banda de bailes Ipanema Dance, integrada por 12 músicos. 
Na verdade, foi é enorme a atividade de Orlandivo na arte musical brasileira.

  Muita gente boa gravou música de Orlandivo: Golden Boys, Conjunto Farroupilha, Wilson Simonal, Cauby Peixoto, Ângela Maria, João Donato, Sônia Delfino, Trio Esperança, Dóris Monteiro, Claudette Soares, Jorge Ben, Celso Murilo, Elza Soares, Tamba 4, Velhinhos Transviados e vários outros.
E em 2006, Orlandivo lançou pela DeckDisc o CD "Sambaflex", produzido por Henrique Cazes, no qual interpretou os sucessos clássicos de sua vitoriosa carreira.
 
 
 
 
 
 
 

                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário