Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

QUEM  NÃO GOSTA DE FAGNER ?
 

         O excelente Fagner surgiu no grupo que era conhecido como "pessoal do Ceará", do qual também participavam  outros compositores, como o hoje famoso Belchior e mais Jorge Mello, Rodger Rogério, Ednardo e Ricardo Bezerra, entre outros.  Eles participavam de programas televisivos de auditório na TV Ceará, no final dos anos 60.



          Mas a carreira profissional de Fagner só começou de verdade quando ele mudou-se para Brasilia e começou a estudar arquitetura, passando a participar de festivais e encontros. Foi então que, em parceria com Belchior, ganhou o Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília, com a maravilhosa  canção "MUCURIPE", que ilustra esta postagem. Foi então que chamou a atenção dos brasileiros do sudoeste e do sul. E em 1971, Elis Regina se encarregou de apadrinhá-lo e dar a arrancada decisiva para o seu sucesso.  Elis gravou Mucuripe e ninguém mais segurou o talentoso cearense.
           Raimundo Fagner Cândido Lopes nasceu em Floriano Peixoto, na grande Fortaleza, mas foi registrado em Orós, interior do Estado. Era o filho mais jovem do imigrante libanês José Fares e de dona Francisca.    As vezes tímido, outras vezes ousado, Fagner já chegou a admitir que teve experiência sexuais com outros homens. Mas não aceita qualquer rótulo relativo ao assunto     
                       
          Hoje, aos 65 anos, ele certamente já perdeu as contas dos inúmeros grandes sucessos que fez cantando. Como Borbulhas de Amor, Deslizes, Guerreiro Menino (O homem também chora), Quem me levará sou eu e dezenas de outros, inclusive o Hino do Fortaleza.
          Mas eu continuo apaixonado pelo seu primeiro sucesso, MUCURIPE :  "As velas do Mucuripe /  Vão sair para pescar / Vou levar as minhas mágoas /  Prás águas fundas do mar / Hoje a noite namorar /  Sem ter medo da saudade / Sem vontade de casar....."      Existem versos mais lindos ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário