Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Artes já brigaram por medalhas nas Olimpíadas

      Muita gente nem sabe disto, mas além de esportes como futebol, basquete e atletismo, os Jogos Olímpicos já tiveram como disputantes músicos, pintores, escultores, arquitetos e escritores, que brigavam por medalhas ao lado de atletas. E houve até quem ganhasse medalha nos esportes e nas artes, como o americano Walter W.Winans, que em 1912 foi prata no tiro ao alvo e ouro entre os escultores.
      Durante 36 anos, os esportes conviveram com as artes nas Olimpíadas. E foi o próprio fundador dos Jogos Olímpicos modernos, o belga Pierre de Coubertin, que incluiu em 1912  música, pintura, arquitetura, escultura e literatura na competição que ele criara 18 anos antes. Concorriam trabalhos elaborados nos últimos quatro anos, e que aludissem aos próprios Jogos. As pinturas que venceram em Paris l924 estão na foto acima.
      E assim foi até os Jogos de Londres 1948. Mais de 2 mil artistas de todo o mundo competiram, a maior parte amadores. Mas foi porque a disputa dos artistas contava também com profissionais que ela foi tirada dos Jogos pelo sucessor de Coubertin, o americano Avery Brundage, que assumiu a presidência do COI em 1951. Ele acreditava que as Olimpíadas só deveriam ser disputadas por amadores.
      Mas até hoje as cidades que sediam o evento sempre promovem muitas atividades artísticas durante o período em que as disputas esportivas são realizadas. Este ano, em Londres, acontecerá uma autêntica Olimpíada Cultural, espalhada por toda a cidade.
  
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário