Muita gente nem sabe disto, mas além de esportes como futebol, basquete e atletismo, os Jogos Olímpicos já tiveram como disputantes músicos, pintores, escultores, arquitetos e escritores, que brigavam por medalhas ao lado de atletas. E houve até quem ganhasse medalha nos esportes e nas artes, como o americano Walter W.Winans, que em 1912 foi prata no tiro ao alvo e ouro entre os escultores.
Durante 36 anos, os esportes conviveram com as artes nas Olimpíadas. E foi o próprio fundador dos Jogos Olímpicos modernos, o belga Pierre de Coubertin, que incluiu em 1912 música, pintura, arquitetura, escultura e literatura na competição que ele criara 18 anos antes. Concorriam trabalhos elaborados nos últimos quatro anos, e que aludissem aos próprios Jogos. As pinturas que venceram em Paris l924 estão na foto acima.
E assim foi até os Jogos de Londres 1948. Mais de 2 mil artistas de todo o mundo competiram, a maior parte amadores. Mas foi porque a disputa dos artistas contava também com profissionais que ela foi tirada dos Jogos pelo sucessor de Coubertin, o americano Avery Brundage, que assumiu a presidência do COI em 1951. Ele acreditava que as Olimpíadas só deveriam ser disputadas por amadores.
Mas até hoje as cidades que sediam o evento sempre promovem muitas atividades artísticas durante o período em que as disputas esportivas são realizadas. Este ano, em Londres, acontecerá uma autêntica Olimpíada Cultural, espalhada por toda a cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário