Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Dois Filhos de Touro Moreno

        O capixaba Adegard Câmara Florentino, de 75 anos, certamente não imaginava que fosse ficar famoso durante estes Jogos Olímpicos. Ex-boxeador, todos no Espírito Santo não sabem quem é Adegard. Mas sabem que é Touro Moreno. Foi com este nome que ele ficou conhecido nos seus tempos de lutador.
        Casado com Maria Olinda Falcão, Touro Moreno foi pai de 18 filhos, dos quais 15 ainda estão vivos. E dois deles são agora heróis olímpicos do Brasil. Ensinados a boxear desde pequenos, pelo pai, que nunca perdeu a paixão pelo esporte, Esquiva Falcão e Yamaguchi Falcão estão nas manchetes do mundo inteiro, como os dois irmãos brasileiros que conquistaram medalhas nos Jogos de Londres.


         E hoje, os irmãos Falcão viveram um dia glorioso na capital inglesa, especialmente pela manhã, quando Esquiva Falcão(de azul na foto acima) subiu ao ringue para tentar chegar à grande final da categoria peso médio (até 75 Kg). Diante dele, uma grande dificuldade, porque o adversário Anthony Ogogo era britânico, que tinha portanto o apoio de toda a torcida. Mas Esquiva não quis nem saber. Partiu pra cima do rival, bateu o tempo inteiro e colocou o inglês duas vezes na lona, obrigando o árbitro a abrir contagem. O filho de Touro Moreno ganhou todos os rounds, somando 16 a 9 nos pontos e garantindo lugar na grande final de amanhã, às 17h45m, contra o japonês Ryota Murata.


          Mais tarde foi a vez do irmão Yamaguchi Falcão tentar repetir a proeza. Ele lutou de vermelho, como se ve na foto. Mas desta vez não deu. O adversário, o russo Egor Mekhontcev mostrou-se muito rápido e venceu os três rounds, apesar do esforço do brasileiro. Por três vezes o árbitro abriu contagem de proteção, porque Yamaguchi estava passando apertado. Porém, a medalha de bronze da categoria até 81kg vem para o Brasil.
           E a cidade de Vitória, capítal capixaba, certamente vai fazer uma festa para receber "os filhos de Touro Moreno", que hoje são tão famosos como "os filhos de Francisco".

Nenhum comentário:

Postar um comentário