Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Que bicho é esse ? (5)

          
       E vamos nós para a quinta semana deste despretencioso teste, que deseja apenas levar aos leitores algumas informações sobre a vida dos animais que nos cercam, uns mais de perto e outros muito mais de longe. Esse de hoje não é mesmo de ficar muito perto, mas pode ser encontrado em toda a nossa Mata Átlântica e em outras matas da América do Sul, bem como no sul dos Estados Unidos.
        Ele mede de 65 cm a um metro de comprimento, fora a cauda, que pode chegar a meio metro.  Pesa entre 8 e 16 quilos. Se alimenta de mamíferos pequenos e médios, como roedores, macacos, e morcegos. Também come lagartos, cobras e ovos de tartaruga. Ainda caça aves e alguns são bons pescadores. Como se observa, ele não passa fome.
         Tem hábitos noturnos. Passa a maior parte do dia dormindo nos galhos das árvores ou escondido entre a vegetação. Vive aos pares, o que é muito raro entre os felinos.
          As fêmeas criam a cada dois anos, de um a quatro filhotes por gestação.  Em cativeiro, vive cerca de 20 anos, mas estima-se que viva menos, quando em liberdade. É muito procurado pela ação dos caçadores, por causa de sua pele valiosa. O Mercado Negro vende o nosso bicho de hoje como um animal exótico e de estimação. 

RESPOSTA DO TESTE ANTERIOR

          Apenas dois leitores acertaram a resposta do teste da semana passada. Eles deram respostas diferentes, mas as duas estavam certas. O Anselmo, que é de Arapongas, disse simplesmente que se tratava de um CARDEAL. O Jair, morador no Cinco Conjuntos classificou a ave como CARDEAL ou GALO DE CAMPINA. Os dois mandaram muito bem, pois o lindo pássaro tem ainda outros dois nomes: CARDEAL DO SUL e GUIRATIRICA.  Seu nome científico é "Paroaria coronata". Parabéns ao Jair e ao Anselmo, que acertaram o nome deste bichinho que está aí embaixo.

Um comentário:

  1. Esta é moleza. É a nossa Jaguatirica - ANSELMO LIMA, de Arapongas

    ResponderExcluir