Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Buenos Aires vira cidade tropical

               O frio que sempre caracterizou a Argentina, incluindo a capital Buenos Aires, diminui a cada ano. Com o aumento médio de 1,8ºC de temperatura no último século e mais umidade, a capital portenha está se transformando numa cidade tropical. Quem afirma é o físico e doutor em metereologia Osvaldo Canziani, em reportagem do jornal Clarin, sobre a onda de calor que faz a cidade registrar temperaturas mínimas de 23ºC por muitos dias consecutivos. Faz tempo que os termômetros não baixam dos 23 graus.
                Meu filho Zé Ivan passou uma semana em Buenos Aires, agora no fim do ano, e voltou impressionado com o calor. Os costumes estão até mudando por lá. Discute-se a proposta de liberar o funcionalismo público do uso de paletó e gravata, e todos querem que a medida seja estendida aos bancos, escritórios e estabelecimentos federais, durante os meses de calor.
                 Mas o aquecimento do clima em Buenos Aires não é bem visto pelas autoridades. Nunca antes se falara em "dengue", o que começa a acontecer agora. E muitos temem que as áreas de gêlo, destaque turístico do sul da Argentina, também comecem a ser afetadas. Sem gelo, o turismo argentino despenca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário