Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Solidariedade brasileira

         Todos os dias estamos vendo nos jornais da televisão as notícias sobre os haitianos que chegam aos montes no Brasil, em busca de uma oportunidade na vida. Quatro mil já chegaram ao Acre, na fronteira com a Bolívia, mais precisamente na cidade de Brasiléia. Lá, eles começam a lutar por um visto de permanência no País.  E não é fácil conseguir o tal visto. Se eles jogassem futebol, talvez fosse mais fácil.
          Mas os brasileiros têm um grande coração e já estão ajudando. Mais de 1.600 já regularizaram seu status no Brasil, e pelo menos 800 já arranjaram emprego, especialmente na construção civil, em São Paulo, Rondônia, Pará e Brasília.
                                
          Dez destes haitianos vão viajar um pouco mais, pois estão sendo contratados por uma indústria de massas ("Massas Romena") de Gravataí, na grande Porto Alegre. O diretor industrial da empresa, Alexandro Rosa, viajou hoje para Brasiléia, para buscar os trabalhadores, que vão ficar a 5.960 quilômetros do Haiti, sua terra natal, mas que dentro de 90 dias estarão com carteira assinada e até com o direito de usar o SUS (Sistema Único de Saúde). O salário inicial será de R$ 700 por mês.
           O maior problema, é que os haitianos não falam português. Eles falam a língua deles, o creole, e quase todos falam o francês. Alguns falam o espanhol e o inglês. Todos eles sonham em fugir da pobreza e da fome, com as quais convivem há dois anos, desde que um terremoto devastou a nação mais pobre das Américas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário