Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Amanhã é dia de Zé-Cruz

                    Amanhã tem Zé-Cruz em Porto Alegre. Mas o que é isso, Zé-Cruz ?  Trata-se apenas de um jogo de futebol, um dos mais antigos clássicos de Porto Alegre : São José, fundado em 1913, x Cruzeiro, que também nasceu em 1913.
                    A propósito, proliferam no futebol gaúcho os clássicos tradicionais, todos eles devidamente apelidados. A título de curiosidade, vamos lá:
*** Ave-Cruz é o clássico de Santa Cruz do Sul, entre Avenida e Santa Cruz.
*** Ba-Guá é o classico de Bagé, entre Bagé e Guarani.
*** Em Pelotas existem três classicos envolvendo os três clubes da cidade, Pelotas, Brasil e Farroupílha; temos o Bra-Pel (o maior deles), o Far-Pel e Bra-Far.
*** Em Caxias do Sul, o melhor jogo é o Ca-Ju (Caxias x Juventude).
*** Rio-Rita é o classico da cidade de Rio Grande, reunindo Rio Grande (o clube mais velho do Brasil, embora muita gente ache que o mais antigo é a Ponte, de Campinas) e São Paulo, que é conhecido como Caturrita.
*** Em Santa Maria, o Rio-Nal reune os dois maiores times da cidade, o Riograndense e o Internacional-SM.
*** O Gre-Ju é o jogo Grêmio x Juventude.
*** O Juvenal reune Internacional  e Juventude.
*** O Clássico Noroeste/Missões é São Luis (Ijuí) x Santo Angelo.
*** E o Clássico da Polenta  é o confronto do Caxias com o Esportivo de Bento Gonçalves.

       E ainda existem muitos outros de menor expressão, espalhados pelo interior gaúcho. Vai gostar de botar apelido em jogo de futebol assim, lá no meio do mato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário